É hoje o dia

A mais desejada de todas as competições do continente começa hoje à noite. De cara, a torcida do Grêmio já tem um atrativo: o primeiro jogo da Libertadores 2014 será justamente Oriente Petrolero x Nacional-URU, e é deste mata-mata que sairá o primeiro adversário gremista na competição, no dia 13 de fevereiro. Mais tarde, às 23:15, tem Morelia x Santa Fé. Será a vez dos cruzeirenses conferirem quem se junta à sua chave, que já tem Defensor e Real Garcilaso.

De antemão, é sempre complicado apontar favoritismo na Libertadores, pois as equipes costumam evoluir durante o torneio. Os dois times mineiros parecem largar à frente dos demais: Cruzeiro e Atlético mantiveram a base vitoriosa de 2013 e são os dois melhores do continente hoje. Mas quem será este time em agosto, quando a Libertadores terminar? Há alguns outros candidatos.

Dos brasileiros, fora os de Belo Horizonte, o mais sólido é o Grêmio, experiente em Libertadores, vice-campeão nacional e cuja base forte foi mantida. Trata-se de um time que já entrará entrosado na competição, mas o grupo forte pode vencê-lo ainda na primeira fase - ou torná-lo um favorito, caso passe por ela. Na Argentina, o campeão San Lorenzo, o forte Vélez, o dono da Sul-Americana Lanús e o Newell's parecem vir em igualdade de chances. O Atlético Nacional, da Colômbia, campeão dos dois torneios nacionais de 2013, é o melhor time fora do eixo Brasil-Argentina.

E há aqueles que também podem chegar longe, e eles são numerosos. O tradicional Flamengo, que se remonta; o Santa Fé, semifinalista de 2013; os dois gigantes uruguaios, Peñarol e Nacional; Universidad de Chile e Unión Española, no Chile; Deportivo Cali; os três mexicanos; e os brasileiros Botafogo e Atlético Paranaense, que não parecem tão fortes quanto seus conterrâneos, mas têm condições de fazer uma boa campanha. Isso fora algum surpresa, claro. Ou alguém esperava que o estreante Real Garcilaso chegasse às quartas de final no ano passado?

Neste link, trazemos o mapa temático com as principais informações e curiosidades sobre as equipes que disputam a Libertadores 2014. Uma caminhada de mais de seis meses, que começa hoje à noite.

Comentários