O melhor centroavante do mundo

É verdade que nos últimos jogos das eliminatórias foi Edinson Cavani quem mais brilhou na arrancada do Uruguai rumo à Copa de 2014. Mas ninguém tem jogado mais dentro da grande área que Luis Suárez. Não só no Uruguai, mas no mundo todo. Maior artilheiro da história da Celeste, Luisito também teve seus momentos e glória pela seleção em 2013, como os dois gols em Lima que deram à equipe a importantíssima vitória por 2 a 1 sobre o Peru. Pelo Liverpool, então, é covardia.

A esperança da equipe em voltar a conquistar o título inglês depois de 24 anos passa fundamentalmente por seus pés. Suárez não é "apenas" o artilheiro da equipe. Não é "apenas" o artilheiro do campeonato. Seus números são impressionantes. Para infelicidade da equipe, ele só pôde atuar em 11 dos 16 jogos até agora. Marcou 17 gols. São quatro a mais que Agüero, do Manchester City (que jogou quatro vezes a mais) e uma impressionante média de 1,55 gol por jogo. Se jogar todas as que restam de sua equipe (o que é difícil) e mantiver a média (mais difícil ainda), Suárez chegará aos 51 gols no fim da temporada, um recorde absoluto na história do mais antigo campeonato do mundo.

Ontem, a equipe deu provas de que pode, sim, ser campeã em 2013/14. Jogando contra o forte Tottenham, em White Hart Lane, a goleada foi de incríveis 5 a 0. Suárez foi até modesto: fez "só" dois gols. Perto do que ele já fez, é pouco: há duas semanas, foram quatro nos 5 a 1 sobre o Norwich. Nos últimos três jogos, foram oito gols do uruguaio. O momento dele é bem superior a fases impressionantes, como sua passagem pelo Ajax, a Copa de 2010 ou a Copa América de 2011. Sozinho, ele fez mais gols que metade das equipes do certame. Impressionante.

O incrível final no Uruguai
A briga, todos diziam, era entre River-URU e Nacional-URU. Empatados com 30 pontos, ambos tinham tudo para vencer seus jogos (contra Defensor e Fénix, respectivamente) e realizarem um jogo extra para decidir o título. Mas o River parou no Defensor (1 a 1), o Nacional foi surpreendido em casa pelo Fénix (2 a 1) e o Danúbio, que corria por fora (com 29 pontos), fez 1 a 0 no Sud América e levou o título do Torneo Apertura. Está na final do campeonato e garantido na Libertadores - de 2015.

San Lorenzo campeão
O Papa Francisco trouxe sorte ao San Lorenzo. De candidatíssimo ao rebaixamento há pouco tempo, o time de Boedo sagrou-se campeão argentino neste domingo. Segurou o Vélez num empate em 0 a 0 viu Newell's e Lanús empatarem em 2 a 2 em Rosario. O resultado leva a equipe à Libertadores, no grupo da Unión Española, podendo enfrentar o Botafogo se este eliminar o Deportivo Quito. O Lanús vai para a pré-Libertadores, contra o Caracas, e entrará no grupo do Cerro Porteño, caso passe. O River Plate está fora do torneio de 2014.

Dificuldade extra
Em campo neutro, Tijuana à parte, a tendência era que o Atlético Mineiro eliminasse o Monterrey, por ser tecnicamente superior. Porém, a vitória do Raja Casablanca torna o compromisso do Galo na semifinal do Mundial mais complicado: há fator local e o time marroquino é superior a qualquer anfitrião japonês de tempos recentes. Nunca uma semifinal prometeu tantas dificuldades ao representante sul-americano quanto esta.

Em tempo:
- Adversário gremista na fase de grupos da Libertadores, o Atlético Nacional sagrou-se bicampeão colombiano ao fazer 2 a 0 no Deportivo Cali. Rival forte.

- No Peru, o Universitario fez 3 a 0 no Real Garcilaso e adiou a definição do campeão para o jogo extra de quarta-feira

- O León, adversário do Flamengo na Libertadores, conquistou o título mexicano ao fazer 2 a 0 no América-MEX.

Comentários