Um turno depois

Foi diante do Coritiba (14º, 37) que o Grêmio (2º, 53) viveu seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Naquele 8 de agosto, na Arena, o Tricolor teve provavelmente sua pior atuação na competição e perdeu para um adversário então direto de tabela. A desesperança era a lei que imperava. O sentimento de ano perdido era forte.

Um turno depois, tudo é bem diferente. No jogo seguinte, o Grêmio fez 3 a 0 no Bahia, e ali surgia a ideia dos três volantes, que perdura até hoje. Foi quando teve início a arrancada que fez da equipe de Renato vice-líder do campeonato e semifinalista da Copa do Brasil. Já o Coxa perderia na rodada seguinte, em casa, para o fraco Vasco. Foi quando teve início a queda que transformou um integrante do G-4 em candidato ao rebaixamento. De lá para cá, o Grêmio fez 37 pontos; o Coritiba, apenas 16.

Sem seus três atacantes na quarta que vem, Renato deve escalar o mesmo time que superou o Corinthians quarta-feira. Uma medida acertada. Com Kleber, Barcos e Vargas em campo, é certo que ao menos três titulares da decisão contra o Atlético-PR não jogarão hoje, preservação mais que suficiente. Além disso, cabe lembrar, a vaga na Libertadores está muito bem encaminhada, mas ainda não é certa. Não dá para esquecer que o Goiás vem crescendo, e hoje, por exemplo, pegará o Náutico, quase certeza de vitória. Além disso, o Botafogo venceu ontem. Ainda não é tempo de tirar o pé no Brasileiro.

De todo modo, é jogo como este Grêmio de Renato gosta: partida para ficar atrás, esperando o adversário que joga em casa e precisa demais do resultado, para aí dar o bote e sair com o resultado positivo. Cenário muitas vezes visto em 2013, e que pode se repetir de novo. Embora seja parada duríssima, claro.

Bahia (16º, 36) x Atlético-PR (4º, 51): ao contrário do Grêmio, o Atlético-PR jogará longe de casa. Por isso, trata de descansar algumas peças, o que é bom para o Tricolor Gaúcho na briga por G-4. Sem cinco titulares, dois deles poupados, visita um Bahia afoito, que sempre conseguiu vencer quando esteve para entrar na zona de rebaixamento, como agora. A má notícia para o técnico Cristóvão é que três de seus principais atacantes (Wallyson, Souza e Fernandão) estão fora da partida.

Corinthians (12º, 40) x Santos (8º, 43): eliminado da Copa do Brasil, o Corinthians entra pressionado contra um Santos que vem de uma boa sequência. O jogo, porém, é mais decisivo para o Peixe, que vencendo pode tentar o milagre da reaproximação com o G-4.

Internacional (9º, 42) x São Paulo (10º, 40): Clemer não admite, ainda fala em G-4, mas o Inter já pensa em 2014. A provável escalação do jovem Jair é um indicativo, e positivo, já que nenhum contratado se firmou por ali nesta temporada. O compromisso de hoje é complicado. Sem grandes perspectivas, o Colorado recebe um dos times em melhor momento no país atualmente. Tendência de bom jogo em Caxias.

Fluminense (15º, 36) x Vitória (7º, 44): dois times com objetivos bem distintos, e que pouca gente imaginava que viveriam hoje esta realidade. Há seis rodadas sem vencer, o Fluminense, campeão brasileiro, corre sério risco de rebaixamento, e pode, numa combinação de resultados, até mesmo entrar no Z-4 hoje se perder. O Vitória ainda tenta uma reaproximação com o G-4, e é um dos principais postulantes a uma vaga na Libertadores se o campeonato tiver G-5.

Portuguesa (13º, 38) x Flamengo (11º, 40): mesmo que o jogo seja em Fortaleza, o Flamengo não poupará titulares. Tudo pela tranquilidade no Brasileiro, já que sua equipe ainda corre certo risco. A Lusa vendeu o mando de campo, assim como o contra o Corinthians, e tem maior necessidade de vitória, pois está cinco pontinhos só à frente do Vasco, o primeiro que hoje seria rebaixado.

Náutico (20º, 17) x Goiás (5º, 46): perdendo ou até empatando hoje, o Náutico pode ser o primeiro time matematicamente rebaixado, embora na prática isso já seja realidade há algum tempo. O jogo, então, teria tudo para ser bem mais decisivo para o Goiás, que pode diminuir para 2 pontos a diferença até o G-4 se vencer. Porém, priorizando a Copa do Brasil, Enderson Moreira poupará vários titulares.

Ponte Preta (19º, 30) x Vasco (17º, 33): jogo mais tenso e decisivo de toda a rodada. A Ponte vem em reabilitação, e uma vitória a faria ultrapassar o Vasco e enxergar de perto a saída da zona de rebaixamento. Para o time carioca, uma nova derrota poderia lhe deixar sem perspectivas de sair do inferno na rodada que vem, o que seria trágico faltando sete jogos para o final. Vencendo, o time de Dorival Júnior pode colocar o Bahia no Z-4.

Comentários