Sem disputa, mas sem tranquilidade



O jogo de ontem, entre Vitória e Botafogo, no Barradão, poderia ser o do encaminhamento definitivo do time carioca na Libertadores de 2014. Não foi isso o que ocorreu. O gol de William Henrique, aos 32 minutos do 2º tempo, fez o Fogão despencar do 2º para o 4º lugar. O deixou estacionado em 49 pontos, posição ainda confortável, mas 6 pontos à frente do próprio Vitória e do Goiás, que têm 43.

Nunca nas últimas rodadas a diferença do 4º para o 5º colocado foi tão pequena (excluindo desta conta o Atlético-MG, que já está na Libertadores). Prever que o Botafogo perderá a vaga para baianos ou goianos é um absurdo do imediatismo, mas se há uma vaga que está em aberto, faltando oito rodadas para o final, é essa. Perder para o Vitória impediu o Fogão de se consolidar como vice-líder e ainda aproximou dele o próprio Rubro-Negro Baiano, que ganhou 9 dos últimos 15 pontos que disputou, contra 7 do Fogão e 10 do Goiás, que também está nesse páreo.

Ou seja: a derrota não complicou a vida do Botafogo, longe disso. Mas impediu que ela se tornasse definitivamente tranquila. Por sorte, a equipe fará dois jogos seguidos no Maracanã, enquanto o Vitória terá que jogar duas longe de Salvador. Aí sim, a vaga poderá definitivamente ser alvinegra.

OS CAMINHOS DE BOTAFOGO, VITÓRIA E GOIÁS
Botafogo: Vasco (N), Atlético-MG (C), Goiás (F), Internacional (F), Portuguesa (C), Atlético-PR (C), São Paulo (F), Coritiba (F) e Criciúma (C).
Vitória: Portuguesa (F), Fluminense (F), Corinthians (C), Ponte Preta (F), Cruzeiro (C), Santos (C), Criciúma (F), Flamengo (C) e Atlético-MG (F)
Goiás: Atlético-PR (C), Náutico (F), Botafogo (C), Flamengo (F), Ponte Preta (C), Internacional (C), Atlético-MG (F), Grêmio (F) e Santos (C).

Cinco anos depois
O Vasco é que parece mesmo fadado a cair novamente. A derrota em Macaé por 2 a 0 para o Goiás impediu que o time carioca saísse da zona de rebaixamento. A decadência forte do Coritiba é um alento, mas o time de São Januário terá que ultrapassar não só um, mas dois adversários. Os próximos jogos, claro, são absolutamente decisivos. Primeiro, o rival Botafogo; a seguir, a Ponte Preta e Coritiba, em dois duelos diretos de desesperados. É quando tudo deve se definir. Copa do Brasil? Se der para passar pelo Goiás, melhor. Mas ontem ficou provado que será bem difícil, e que evitar uma nova queda deve ser a real prioridade vascaína neste final de ano.

Comentários