Meia hora de campeonato aberto



Quando Ricardinho virou o jogo para o Criciúma (18º, 32) no Mineirão, a distância entre Cruzeiro (1º, 65) e Grêmio (2º, 53) estava em 9 pontos, e poderia cair para 6 neste domingo. Aliando isso ao fato de o Tricolor ainda enfrentar a Raposa, o que quem sabe poderia fazer a distância diminuir ainda mais, dava uma réstia de esperança que o Brasileirão ainda estivesse em aberto.

O barato dos gremistas durou pouco menos de meia hora. O gol de Ricardinho foi aos 45 do primeiro tempo. Tivemos os 15 minutos de intervalo e outros 12 até Borges empatar o jogo. Quando fez o terceiro gol, o Cruzeiro encaminhou de vez sua vitória, pois o Criciúma perdera Suéliton, expulso, aos 3 minutos da etapa final. Era quase impossível resistir.

O Cruzeiro deu uma demonstração de força e recuperação, mas não será campeão brasileiro pela bola que vem jogando, e sim pela que já jogou e lhe permitiu abrir esta larga vantagem na liderança. A partida de hoje mostra bem o momento técnico instável da equipe de Marcelo Oliveira: um começo arrasador, abrindo 2 a 0 em menos de 20 minutos (o segundo tento foi uma pintura), dando a impressão de que massacraria o Criciúma tal qual o fez com a Portuguesa; a seguir, uma queda brusca de rendimento e a permissão de uma virada em casa para um time da zona de rebaixamento; no segundo tempo, com um a mais, superou o nervosismo e chegou à vitória por 5 a 3.

No Rio de Janeiro, o Botafogo (3º, 53) conquistou uma importantíssima vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG (6º, 45). Importantíssima porque veio logo após a traumática eliminação na Copa do Brasil e porque a equipe impede que o Goiás (5º, 46) a ultrapasse no fim de semana que vem, quando ambos se enfrentam no Serra Dourada.

Comentários