Dia de subir

Com a Série B em turno e returno, os gigantes do futebol brasileiro que caem de divisão seguem pagando o vexame quando são rebaixados, mas aquele drama para subir, as agruras que só o segundo escalão nacional proporcionavam, o tal do "inferno da segundona", deixaram de existir. Hoje, o Palmeiras deve retornar à elite na mais absoluta tranquilidade, com seis rodadas de antecedência. Com 68 pontos, 18 a mais que o 5º colocado e 8 a mais que o 2º (com um jogo a menos), o Verdão deve confirmar sua volta à elite com um cenário absolutamente tranquilo: recebendo o vice-lanterna São Caetano (30), no Pacaembu.

Falando em vice-líder, a Chapecoense (2º, 60) diminuiu bastante o ritmo neste segundo turno, mas vai, ponto a ponto, cavando sua volta na primeira divisão, a qual não disputa desde o monstrengo de 94 clubes arquitetado pela CBF em 1979. Ontem, empatou em 0 a 0 com o Atlético-GO (17º, 32) em Goiânia, resultado pouco brilhante, mas útil. Já são 10 pontos em relação à saída do G-4. Mesmo que a distância caia para 7 hoje, faltam só 6 rodadas. É muita zebra cair fora.

Dois resultados ontem foram especialmente importantes na briga para subir. O Avaí (3º, 53) goleou o Bragantino (13º, 39) por 3 a 0 na Ressacada e entrou no G-4, mas pode sair dele hoje se o Sport (4º, 50) ganhar do ASA (20º, 26) na Arena Pernambuco e se o Paraná (5º, 50) vencer o Joinville (10º, 46) fora de casa. A tarefa paranista não é nada fácil. O JEC, com vitória, se reaproxima do bolo. Perdendo, dá quase adeus ao sonho de subir - como o Figueirense (9º, 46), que levou 1 a 0 do Icasa (5º, 50) em confronto direto e está quase fora da disputa.

Chegando à reta final, o campeonato tem ainda outros jogos decisivos. América-RN (14º, 36) x Ceará (8º, 47) é decisivo na ponta de cima e de baixo. Oeste (15º, 36) x ABC (16º, 35) é jogo que reúne dois times ainda ameaçados.

Série C
Sai hoje o primeiro promovido. O Macaé recebe o Sampaio Corrêa precisando vencer por dois gols de diferença, após ter levado 5 a 3 em São Luís. Amanhã tem Vila Nova x Treze (0 a 1 na ida) e Luverdense x Caxias (2 a 1), além do começo do confronto entre Betim x Santa Cruz.

Comentários