A noite do quase para os mistões



Três times ameaçados pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro entraram em campo com suplentes nesta quinta-feira por competições paralelas. E não foi só isso o que Vasco, Bahia e Coritiba apresentaram em comum: também houve o fato de que os três times mistos estiveram perto de atingir os objetivos quando ninguém esperava. As três equipes foram eliminadas da Copa do Brasil e da Sul-Americana, mas por pouco. Todas apresentaram com suplentes um desempenho superior ao dos titulares nestes torneios.

No Maracanã, uma demonstração inequívoca de paixão. Nada menos que 36 mil vascaínos ignoraram o fato de a equipe vir com suplentes e apoiaram o time comandado por Juninho Pernambucano diante do Goiás. A tarefa não era tão difícil: fazer 1 a 0 bastava. O problema é que, se com os titulares a fase do Vasco está longe de ser boa, o que esperar então dos reservas? A resposta foi muita luta e superação. E uma quase classificação.

Aos 2 minutos, o objetivo já estava alcançado, com o gol de Thalles. Aos 16, ele já marcava o segundo. Até que Walter entrou em cena: deu duas assistências, primeiro para Hugo, depois para Amaral, e o time goiano chegou ao 2 a 2 que obrigava os cariocas a marcarem quatro. O time de Dorival Júnior chegou ao terceiro, pressionou até o fim, mas foi, no fim das contas, eliminado.

Mas isso é o que menos importa. O Brasileiro é mesmo a prioridade, e Dorival Júnior talvez possa tirar o jogo desta quinta para encontrar soluções para o problemas técnicos de seu time. A gurizada trouxe um novo gás. E a torcida, bem... Ele viu que pode contar com ela. Apostar na permanência do Vasco na elite é uma boa nesta reta final, pois ontem o clube deu demonstração de força no Maracanã, especialmente vinda das arquibancadas.

Quanto ao Goiás, a lesão de Walter preocupa, e muito. O músculo abriu, e isso costuma levar de duas a três semanas de recuperação. Seu histórico é de retornos rápidos, mas certamente do primeiro jogo contra o Flamengo, quarta que vem, no Serra Dourada. Sem ele, o time esmeraldino perde, certamente, mais da metade de seu poderio ofensivo, o que facilita a tarefa do Rubro-Negro de voltar à final da Copa do Brasil.

Pela Sul-Americana, o Bahia surpreendeu. Com seus titulares, é inferior ao bom Atlético Nacional. Com os reservas, as forças ficam ainda mais desparelhas. Mas time colombiano jogando no Brasil sempre se apequena. O mistão do Tricolor fez 1 a 0 e só foi eliminado nos pênaltis. Já o Coxa saiu ganhando do Itagüí fora de casa, sofreu o empate, mas se marcasse um golzinho sairia classificado. Tomou outro, mas aos 44 do segundo tempo, e verá o time colombiano enfrentar o Libertad.

Comentários