Uma partida crucial no Vale

Internacional (5º, 34) x Cruzeiro (1º, 50) é um jogo que vale muito mais do que parece. É uma partida que pode ajudar a decidir muita coisa nos rumos do Campeonato Brasileiro. É o jogo onde o Colorado pode dar adeus às chances de Libertadores ou se reaproximar delas. É o confronto que pode praticamente definir o título brasileiro cruzeirense (o Botafogo perdeu de novo ontem), ou dar um gás para quem está logo atrás. É um jogo que mexe com o G-4 em seus dois objetivos, portanto: brigar por título ou vaga na principal competição do continente.

O Cruzeiro é o favorito, mesmo no Estádio do Vale, e aí é que reside o principal perigo para o seu sucesso. As circunstâncias são favoráveis demais: o Inter vem em crise técnica, não terá D'Alessandro, e jogará em Novo Hamburgo, onde ganhou duas de nove partidas em competições nacionais. Para facilitar ainda mais as coisas, o Botafogo perdeu de novo ontem, o que retira a pressão ao time de Marcelo Oliveira para obter um resultado positivo. Vejam: a rodada deste fim de semana era para o Botafogo se aproximar, tirar diferença, pois jogaria em casa contra um time virtualmente rebaixado, enquanto a Raposa visitaria uma equipe bem mais forte. Com a derrota do Fogão ontem, no mínimo a distância será mantida.

As circunstâncias são tão favoráveis, como dizíamos, que talvez haja um relaxamento natural, e este é o maior perigo para quem lidera com folga: virar alvo dos 19 demais concorrentes e começar a perder por falta de mobilização. Não que este Cruzeiro dê pinta disso, pelo contrário, mas é um risco que existe. Este Inter de Dunga gosta de grandes jogos, embora já não possamos mais dizer que contra equipes mais fortes ele vá melhor (fez 4 pontos no primeiro turno contra os atuais quatro primeiros, contra 9 pontos diante dos quatro últimos). E virá babando por uma vitória, pois não há outro resultado que lhe interesse, seja por questão de tabela ou para amainar a crise. Melhor que ganhar de um líder para arrumar a casa, só ganhar Gre-Nal.

A curiosidade é saber que time Dunga porá em campo. Há duas boas alternativas: recuar Forlán e colocá-lo como meia ao lado de Otávio, formando um ataque com Scocco e Leandro Damião, ou tirar Damião e colocar Forlán e Scocco à frente, com Otávio e Alex no meio. Prefiro a primeira opção, mas Dunga deve escalar a segunda. Não começando o meio com Willians e Josimar, dois volantes que protegem a zaga com menos qualidade que Jorge Henrique (!) já é meio caminho andado para uma atuação no mínimo decente.

Atlético-PR (3º, 41) x Vitória (10º, 31): o favoritismo é do Furacão, que tem tudo para tirar o Botafogo da vice-liderança hoje. Ainda assim, o Vitória deve constituir uma oposição forte: é time que não perde há cinco jogos e vem crescendo na competição. Promessa de um ótimo jogo na Vila Capanema.

São Paulo (15º, 27) x Grêmio (3º, 39): tem tudo para ser outro jogaço. Ainda correndo risco de rebaixamento, o São Paulo tem que vir para cima do Grêmio, que é tudo o que time gaúcho mais gosta: jogar fora de casa no erro de times que erram muito, como o Tricolor Paulista. Vitória é importante para que o Tricolor Gaúcho se distancie dos concorrentes que vêm atrás e entre de vez na luta pelo vice-campeonato, que dá vaga direta à Libertadores.

Atlético-MG (9º, 32) x Santos (7º, 33): com a lesão relativamente grave de Ronaldinho, o Atlético-MG entra num período decisivo da temporada, que é o de saber se virar sem seu craque, que talvez não jogue o Mundial. Pelo que vem apresentando, o Galo tem o favoritismo diante do irregular time santista.

Bahia (11º, 31) x Vasco (18º, 24): briga de gato e rato. A necessidade de vitória é vascaína, mas quem deve vir para cima é o Bahia. Uma vitória ajuda muito o time da casa na luta contra o rebaixamento, e por isso é natural que a equipe de Cristóvão ataque mais. O Vasco, mesmo em crise, fará melhor se jogar fechado e apostar nos erros do adversário. Uma aposta segura: o Bahia erra muito, especialmente em casa, quando precisa propor jogo. Mas, pelas últimas rodadas, é o favorito.

Portuguesa (14º, 28) x Corinthians (12º, 31): jogo em Campo Grande, com absoluta maioria de corintianos dispostos a apoiar o time. E quem é o favorito? Pelo que vem jogando, a Lusa. Confronto que promete grande equilíbrio e de difícil prognóstico.

Flamengo (16º, 27) x Criciúma (17º, 25): jogo mais tenso da rodada, com promessa de Maracanã cheio. Em campo, dois candidatos ao rebaixamento, em crise, fazendo uma briga diretíssima de tabela. A necessidade de vitória é grande para os dois lados, inclusive para o Tigre.

Comentários