Cris(e)



A volta de Cris ao futebol brasileiro, após uma década na Europa, é um dos mais desastrados retornos de um jogador do estrangeiro para cá em todos os tempos. Dizer que ele compromete em simplesmente todos os jogos quase não é mais exagero. Em mais da metade deles, o zagueiro tem estragado as partidas de sua equipe.

Depois de ser talvez o responsável principal pela eliminação do Grêmio na Libertadores ao cometer um pênalti absurdo na partida de ida contra o Santa Fé, em maio, Cris cometeu um novo pênalti, desta vez colocando a mão na bola, demonstrando total falta de tempo de jogada. O jogo era promissor: o Vasco vencia o Goiás por 1 a 0, fora de casa, e encaminhava uma situação até confortável para São Januário. Sofreu o empate neste lance e a virada no segundo tempo. Mas vitória por placar mínimo classificará a equipe às semifinais.

Se Vasco x Goiás é jogo indefinido, Botafogo x Flamengo é ainda mais. O empate em 1 a 1 ontem, no Maracanã, deixa tudo em aberto para a volta, até por não haver saldo qualificado. A classificação fica ainda mais imprevisível em qualquer um dos confrontos realizados ontem na Copa do Brasil porque os jogos são daqui a um mês. Em um futebol tão parelho como o brasileiro, 30 dias mudam muita coisa.

Em tempo:
- Antes da chegada de Cris, o Vasco havia feito 19 pontos em 14 jogos no Brasileirão, aproveitamento de 45,2%. Com ele, a equipe fez apenas 5 pontinhos em 9 jogos disputados, um aproveitamento de apenas 18,5%, despencando do meio de tabela para a zona de rebaixamento.

- Santos perdeu ontem uma chance de ouro de se aproximar do G-4. De fato, jogo a menos na tabela não significa três pontos a mais na projeção. Tudo indicava que o Peixe iria a 35 após o jogo com o lanterna Náutico, mas a equipe, na verdade, escapou de perder em plena Vila Belmiro. O 1 a 1 mantém a equipe atrás do Inter e a seis pontos do G-4. No outro jogo da noite, outro 1 a 1, entre Criciúma e Atlético-MG.

- No primeiro jogo internacional de sua história de 113 anos, a Ponte Preta fez bonito: 2 a 0 no Deportivo Pasto, ficando mais perto das quartas, quando deve pegar o Vélez. Já o Sport levou 2 a 0 do Libertad no Paraguai e se complicou. Hoje, os brasileiros têm compromissos difíceis: o São Paulo recebe a Universidad Católica, vice-líder no Chile, e o Bahia visita o Atlético Nacional, atual campeão e líder disparado do Campeonato Colombiano.

Comentários

Anônimo disse…
"5 pontinhos em 9 disputados, um aproveitamento de apenas 18,5%"
não fecha a conta
Vicente Fonseca disse…
5 pontinhos em 9 JOGOS disputados. Aí, fecha a conta.