A copa das zebras das zebras

Terminada a rodada de quarta-feira da Copa do Brasil, nenhum resultado chamava mais a atenção do que a classificação do Salgueiro às oitavas de final. O time do sertão pernambucano eliminara o Criciúma do mesmo modo que desbancara o Vitória nas fase anterior: 0 a 0 em casa, 1 a 1 fora, pelo saldo qualificado. Claro, é um time que se consolidou como o maior de Pernambuco fora os três da capital há algum tempo, mas são dois times da Série A que ficaram pelo caminho, o que chama bastante a atenção.

De fato, a Copa do Brasil 2013 tem se notabilizado pela enorme quantidade de zebras. Mesmo para um torneio acostumado a receber estes animaizinhos listrados de braços abertos há 24 anos, ela é significativa. Ontem, mais um time pouco cotado chegou entre os 16 melhores do torneio: o Luverdense, que venceu o Fortaleza por 2 a 1. É um time que também joga a Série C, como o tricolor cearense, mas é muito menos conhecido. E já havia alijado o Bahia, time da primeira divisão, na etapa anterior.

E pode não ser o bastante: o Nacional-AM está a um passo de chegar às oitavas também, após derrotar a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. O CRAC trouxe um empate em 1 a 1 com o Santos da Vila Belmiro, o que pode totalizar quatro grandes surpresas entre os 16 finalistas da Copa do Brasil. A equipe do interior goiano já eliminou o Náutico; os amazonenses tiraram o Coritiba. Nestes dois casos, muitos suspeitam de que Coritiba, Náutico e Ponte Preta (e até o Santos) facilitaram as derrotas para jogarem a Copa Sul-Americana. A teoria da conspiração sempre se fazendo presente.

De fato, é uma falha gravíssima do regulamento, que precisa ser corrigida o quanto antes para as próximas temporadas. E pode até não ser mera teoria da conspiração. Mas mesmo equipes que nada têm a ver com a Sul-Americana foram surpreendidas nesta Copa do Brasil. O Paysandu, por exemplo, só está enfrentando o Atlético-PR nesta 3ª fase por conta do tapetão, pois em campo havia sido eliminado pelo Naviraiense - equipe que, aliás, desbancou a Portuguesa na fase inaugural da competição. O ABC, lanterna da Série B, tirou o Sport com duas vitórias incontestáveis, antes de ser eliminado pelo Goiás. São zebras demais acontecendo.

Em agosto começa a fase quente. Os cinco times que disputaram a Libertadores, mais Vasco, Inter e Flamengo, são os que podem pegar estas zebras. Todos esfregam as mãos esperando que Luverdense ou Salgueiro (ou até Nacional-AM e CRAC, por que não?) cruzem o seu caminho. Teoricamente, não resta dúvida que é bem melhor do que encarar Santos, Cruzeiro ou Botafogo. Mas é bom todos terem muito cuidado.

Comentários