15% concluído

Mais três países garantiram hoje de manhã suas vagas para a Copa do Mundo do ano que vem. Austrália, Irã e Coreia do Sul se juntaram ao já garantido Japão e estão assegurados no Mundial do Brasil de 2014. Cinco das 32 vagas para a Copa já foram preenchidas, cerca de 15% do total.

Tudo veio com bastante drama. A Austrália ficava no 0 a 0 com o lanterna Iraque em casa, resultado que poderia lhe deixar na repescagem se Omã vencesse a Jordânia horas mais tarde. O gol da classificação veio só aos 37 do segundo tempo. Será a terceira Copa seguida dos australianos, que passam neste grupo ao lado dos japoneses.

Mais tarde, o paralelismo, que sempre torna tudo emocionante no futebol. Coreia do Sul e Irã confortavelmente empatavam em solo coreano, enquanto o Uzbequistão perdia em casa para o fraco Catar. Aí um gol do Irã pôs fogo no jogo. Enquanto isso, os usbeques foram empilhando gols sobre o Catar, chegando a uma goleada por 5 a 1. Se os iranianos sofressem um golzinho (e a pressão da Coreia foi fortíssima), era o Uzbequistão que se classificaria. Se os coreanos sofressem mais dois ou os usbeques fizessem mais dois, era a Coreia que iria para a repescagem. No fim, Irã e Coreia classificados, Uzbequistão na repescagem.

Com a vitória por 1 a 0 da Jordânia sobre Omã, os jordanianos enfrentarão o Uzbequistão em setembro, pela repescagem. Quem vencer este mata-mata pegará o quinto colocado da América do Sul em novembro, e daí sairá o último dos 32 classificados para a Copa do Mundo. Hoje, esta equipe seria o Uruguai.

Comentários

Lourenço disse…
Considerando os classificados para a Copa até agora, o Brasil é favorito.