Quanto um vale mais do que três

O Vasco ganhou em sua estreia no Campeonato Brasileiro. O Botafogo empatou. Mesmo assim, este primeiro dia de certame provou aquilo que já se sabia desde antes de ele começar: os alvinegros têm bem mais motivos para confiar em uma boa campanha que seus rivais cruz-maltinos. Um pode valer mais do que três neste caso: afinal, ganhar da Portuguesa em casa é obrigação, mas empatar com o Corinthians fora é algo acima da expectativa para 99% dos clubes brasileiros.

A vitória vascaína foi obtida diante da fraca Lusa, por placar mínimo, no São Januário. O time de Paulo Autuori dominou o primeiro tempo, com o peruano Yotún e o meia Alisson fazendo boa dupla pela esquerda, e o equatoriano Tenorio se destacando na frente, não apenas pelo gol, mas com boas assistências para Éder Luís. Mas mesmo que tenha merecido a vitória, o Vasco provou que precisa melhorar, e muito, para figurar entre os dez primeiros do Brasileiro. Jogou com a corda esticada, em casa, e ainda assim venceu a Lusa por diferença mínima. Acabou o jogo com a língua de fora, fruto da longa parada após a eliminação no estadual. Sandro Silva, aí, se desdobrou na marcação.

O Botafogo, ao contrário, é um time bem mais encorpado. Seedorf deu show, com passes geniais e uma ótima assistência para o golaço de Rafael Marques. A equipe chegou a dominar o Corinthians em boa parte do jogo no Pacaembu, algo raro de acontecer. As levantadas de Douglas para Paulinho quase resumiram a criação do time paulista, que jogou pouco, muito por culpa da boa marcação do Fogão. Mas é claro que há o que melhorar: apesar do belo gol de Rafael Marques, o ataque deixa a desejar em relação à qualidade do resto do time. Nada que não fosse previsto também.

Quanto ao Corinthians, são dois pontos perdidos em casa, contra um adversário que provavelmente lhe incomodará na parte de cima da tabela, ou ficará próximo a ela, pois tem bom nível. O grande favorito ao título começa tropeçando em casa. Uma prévia do equilíbrio que este Brasileirão promete.

Comentários