O equilíbrio de sempre

Por mais que o futebol brasileiro tenha seus bichos-papões da vez (e eles sempre existiram, existem e existirão), começa hoje mais um Campeonato Brasileiro que promete grande equilíbrio. Se pelos elencos Corinthians, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio estão um passo à frente dos demais, seus times nem sempre rendem conforme o esperado (no caso do Galo, que vem jogando muito, é a concorrência com a Libertadores que pode pesar). E isso traz uma turma toda que vem babando logo atrás.

Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, Santos e Internacional não têm grupos tão fortes, mas no longo prazo podem chegar com força. Tudo isso, claro, na teoria. Como reagirá o Santos à perda de Neymar, e quem o clube trará para o seu lugar? Damião e Fernando deixarão a Dupla Gre-Nal? Luís Fabiano seguirá no São Paulo? Pato dirá mesmo a que veio no Corinthians? O Atlético conseguirá manter esse ritmo impressionante? Se ganhar a Libertadores relaxa? E se a perder, cai em depressão? Quem virá de trás entre os menos cotados? Coritiba? Vitória? Goiás? Ponte Preta? Alguém mais?

São muitas perguntas e pouquíssimas certezas. Será um campeonato rico, de estádios novos e outros renovados. As arenas cairão no gosto do público? O preço dos ingressos impedirá uma grande presença de público? Enfim, há uma série de questões dentro e fora de campo. Que serão respondidas aos poucos, nos próximos seis meses e meio.

Neste link, o mapa temático detalhado do Carta na Manga para o Campeonato Brasileiro 2013. Abaixo, nossas projeções, sempre se baseando no cenário que temos no hoje e em uma projeção de acordo com os elencos atuais. Muita coisa mudará até dezembro. Projetar o Brasileirão é sempre pedir para errar.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013
Favoritos: Atlético Mineiro e Corinthians
Correm por fora: Fluminense e Grêmio
Candidatos à Libertadores: Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Santos e São Paulo
Podem surpreender: Coritiba, Flamengo, Goiás e Ponte Preta
Olho no fantasma: Criciúma, Portuguesa, Vasco e Vitória
Candidatos ao rebaixamento: Atlético Paranaense, Bahia e Náutico
Fórmula: os 20 clubes jogam em turno e returno, por 38 rodadas. O líder será o campeão brasileiro. Os quatro primeiros garantem vaga na Libertadores 2014 (se um brasileiro ganhar a Copa Sul-Americana deste ano, só os três primeiros se classificam). Os quatro últimos serão rebaixados para a Série B.
Maiores campeões
São Paulo - 6 títulos
Flamengo - 6 títulos
Corinthians - 5 títulos
Palmeiras - 4 títulos
Vasco - 4 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Cruzeiro
2004 - Santos
2005 - Corinthians
2006 - São Paulo
2007 - São Paulo
2008 - São Paulo
2009 - Flamengo
2010 - Fluminense
2011 - Corinthians
2012 - Fluminense

Comentários