Um bom teste

Não dava para esperar uma grande atuação do Grêmio, não era noite para isso. Tudo nestas últimas quatro semanas na Arena foi pensando no Fluminense. Era absolutamente natural que o time se poupasse um pouco. Portanto, a atuação apenas média não chega a ser um problema. Ao contrário: o Tricolor venceu, garantiu a classificação antecipada (que permite reservas sem culpa alguma domingo que vem), não encantou (o que para não criar salto alto é ótimo) e não perdeu ninguém lesionado. Todos os objetivos foram cumpridos.

E houve ainda um plus: o Cerâmica, apesar de ir mal no Gauchão, foi um bom teste. Jogou com uma concentração impressionante, marcou o Grêmio ferrenhamente e não ficou só atrás. Tentou atacar, e só não conseguiu efetivamente levar perigo por falta de qualidade técnica. Com um time robusto, foi uma ótima prova para este meio-campo gremista, que foi hoje exatamente o que será na quarta-feira. Marco Antônio, por sinal, teve nova boa atuação, jogando numa função híbrida entre volante e meia, com sua boa saída de bola. O 4-3-3 está arquivado, ao menos como opção para início - e a substituição de Barcos por Kleber deixou isso muito claro.

Não houve qualquer destaque individual digno de nota no time gremista, exceção feita a Fábio Aurélio. Não tanto pela bola que jogou, ou pela maravilhosa cobrança de falta que por pouco não chegou ao ângulo, mas por ter jogado os 90 minutos de uma partida em ritmo forte como a desta noite. Pará, com sua voluntariedade sempre acima do comum, também merece menção.

O Fluminense, ao contrário, não teve a mesma sorte. Fred se lesionou com certa gravidade, pelo que indicam as muletas, um desfalque seriíssimo para o tricolor carioca. Mesmo assim, o Grêmio tem questões suas suficientes para resolver antes de pensar nesta vantagem de provavelmente não enfrentar o melhor centroavante brasileiro da atualidade. Nestas quatro semanas, Luxemburgo testou muito: viu o que dava e o que não dava certo, deu ritmo de jogo a quem não tinha e deixou o time mais entrosado do que em março. Agora, chega a hora de botar em prática, sem chance para qualquer vacilo.

Comentários