O fim do direito de errar

Curiosamente, o Grêmio talvez possa ter um caminho mais fácil na Libertadores se for vice-líder de seu grupo em vez de ser o primeiro colocado. Poderia pegar Santa Fé nas oitavas, e depois Libertad ou Real Garcilaso nas quartas como segundo colocado, mas talvez enfrente Tijuana (e uma longa viagem ao México) agora e Atlético-MG ou São Paulo adiante se for líder. Mas tudo são conjecturas. E o Grêmio não está em posição de escolher adversário - por não ter controle sobre o que acontecerá em Fluminense x Caracas e por ter uma partida difícil em Talcahuano. Se a classificação não está garantida, como pensar nas oitavas?

E os desafios de hoje são complicadíssimos. O time gaúcho joga sem Elano, entrará num forçado esquema com três volantes e terá um zagueiro inexperiente formando dupla com Werley na zaga. Enfrentará um adversário que lhe impôs a primeira derrota da história da Arena. Mas há uma grande vantagem: a do empate. Não precisar vencer o jogo representa muito. Não apenas porque a igualdade favorece ao Grêmio, mas porque ela obriga o Huachipato a atacar. E atacar não é o forte do Huachipato: é justamente se defendendo e contragolpeando que o campeão chileno tem feito estrago nesta Libertadores.

É justamente por isso que não aposto em um Huachipato agressivo no começo do jogo. Tanto o time da casa quanto o Caracas, no Rio, jogam por uma bola esta noite. Se jogarem resguardados e converterem as poucas oportunidades que tiverem, estarão próximos da vitória e da classificação. Se for assim, a tendência é de um jogo morno no primeiro tempo (o Grêmio não vai se atirar de modo algum) e extremamente tenso no segundo. Claro, um gol pode mudar tudo. No jogo e na tabela das oitavas, diga-se.

O Grêmio de 2013 tem sido irregular por excelência. Nunca sabemos se o time que entrará em campo é o que goleou o Fluminense de forma extraordinária ou o que perdeu para Huachipato e Caracas de forma infame. Hoje à noite, não há opção: o time não precisa de (e nem terá) brilho; mas não pode sofrer a pane generalizada dos fracassos mais recentes. Seja como for, não há mais chance para vacilo. O Grêmio já perdeu pontos demais nesta Libertadores. Chega à última rodada no limite, e não tem mais o direito de errar. Novo tropeço significaria a eliminação e o fracasso do projeto principal do clube para este ano tão importante, de inauguração de uma nova era com uma casa nova, sem falar nos milhões investidos na montagem da equipe.

Comentários

URUGUAYBOLSO disse…
Hola amigo acá comienzo a seguir tus comentarios. Primer contacto y mi deseo de mucha suerte para Gramio en el día de hoy!!
Vicente Fonseca disse…
Gracias por alentarnos, amigo Heber. Necesitaremos de apoyo hoy. Abrazo.