90 minutos para o tri

A eliminação do Grêmio escancarou o que já era um caminho aberto para o Internacional ser tricampeão gaúcho, e de forma antecipada. O favoritismo da equipe de Dunga foi confirmado hoje à tarde, diante de um Veranópolis aguerrido, mas sem capacidade de vencer um time nitidamente superior em termos técnicos. Domingo que vem, é a vez do Juventude tentar impedir o que parece certo desde o começo do estadual: o título antecipado do Colorado, algo que não acontece desde 2009.

A atuação colorada foi irregular, mas mais do que suficiente para vencer o Veranópolis. O primeiro tempo foi ótimo: Forlán e D'Alessandro eram perigosos com a bola no pé, Leandro Damião fazia bem o pivô, Gabriel subia com qualidade pelo lado e Willians, além do golaço, subia como elemento surpresa e dava bons chutes de longe. O time de Julinho Camargo foi massacrado. A marcação colorada era fortíssima, sob pressão. 1 a 0 foi pouco diante do produzido. A equipe deveria ter definido a parada já no primeiro tempo, mas não conseguiu. Nem tanto por problemas de acabamento, mas bem mais pela ótima atuação do goleiro João Ricardo, autor de várias defesas difíceis.

O problema é que o Inter veio para matar o jogo no primeiro tempo. No segundo, seria impossível manter o mesmo ritmo, dada a intensidade da atuação nos 45 iniciais. E o Inter realmente não manteve, e jogou bem menos. D'Alessandro passou a jogar menos e se envolver mais em confusões. Deveria ter sido expulso após agredir um adversário. O Veranópolis nunca esteve realmente perto do empate, a classificação nunca esteve sob grande risco, mas o nervosismo do placar mínimo se manteve até o apito final. Mesmo que o time visitante tivesse dois jogadores expulsos.

Agora, cinco anos depois do massacre dos 8 a 1, o Inter volta a encarar o Juventude em uma decisão. Naquela época, o Papo recém havia caído para a Série B, tinha um time de mais nível, embora o atual seja um dos melhores desde as sucessivas quedas de 2007 para cá. Mesmo assim, o favoritismo colorado é inegável: é mais time, está focado na conquista do estadual desde janeiro e terá duas chances para ganhar o Gauchão. Se ocorrer uma surpresa no domingo que vem, haverá mais dois Juve-Nais para que a equipe de Dunga demonstre sua superioridade e conquiste o merecido título estadual da temporada.

Comentários