Sob o comando do Pirata



O começo de Hernán Barcos no Grêmio é impressionante. Já está cansativo repetir esta frase, mas ela merece ser falada cada vez que o argentino tem uma atuação como a de hoje à noite. Na Boca do Lobo, o Pirata fez de tudo novamente: um gol de fora da área, lançamentos a la Michael Laudrup, encobrindo a marcação com categoria, e um passe simplesmente genial para Elano no gol que definiu os 3 a 1 sobre o Pelotas.

Pelotas, aliás, que fez uma boa partida. Dentro de suas possibilidades, o Lobão encarou o Grêmio. Criou chances, incomodou bastante, mas a maior qualidade gremista pesou. Faltou um pouco de sorte também: nada além disso explica o chute de Diego Torres que ia no ângulo e parou no travessão de Dida, ou os dois gols perdidos em sequência por Wellington no segundo tempo.

O Grêmio, ao contrário, foi mortal quando teve chances. Foi assim com Barcos, em um belo giro de fora da área, e Welliton, que marcou seu primeiro gol e tirou um peso das costas. Mas havia mais do que simplesmente bom aproveitamento ofensivo: Marco Antônio começou bem, participando bastante do jogo, depois sumiu; Welliton se entendeu bem com Barcos - como se previa, suas entradas em velocidades a partir de passes do Pirata recuado funcionaram; Guilherme Biteco, pela esquerda, foi outro destaque. É mais jogador que Marco Antônio e poderia ser pensado como alternativa para o lugar de Elano contra o Fluminense, se estivesse inscrito. Ele é meia de origem, aliás.

No segundo tempo, ficou evidente a qualidade do elenco do Grêmio. O time que entrou em campo já não era o ideal, sem Vargas, André Santos e Fernando. Aí entraram Kleber, Bertoglio e Elano, este um titular preservado. Com tantas opções, a qualidade não diminuiu. Diego Torres descontou em um vacilo coletivo da defesa, mas Elano fez o golaço da noite em uma jogada com a assinatura de Barcos. Com o Gladiador e "El Papa", várias contragolpes surgiram. O placar poderia ter sido maior que 3 a 1.

Apesar da boa atuação, da vitória e de ninguém ter se machucado, o Grêmio poderia ter evitado a colocação de tantos titulares. O jogo foi ríspido, especialmente por parte dos zagueiros Tony e Gabriel Atz. É desnecessário correr tantos riscos em um jogo que vale tão pouco. Sábado, na Arena, será a vez do Caxias, mais uma partida com titulares, e com provavelmente três atacantes desde o início - uma alternativa perigosa para pegar o Flu, mas que Luxemburgo irá mesmo assim testar.

Campeonato Gaúcho 2013 - Taça Farroupilha - Grupo A - 2ª rodada
20/março/2013
PELOTAS 1 x GRÊMIO 3
Local: Boca do Lobo, Pelotas (RS)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Barcos 6 e Welliton 34 do 1º; Diego Torres 13 e Elano 23 do 2º
Cartão amarelo: Igor, Jadílson, Gabriel Atz, Welliton e Elano
PELOTAS: Jônatas (5,5), Igor (4,5), Gabriel Atz (4,5), Tony (5) e Brida (4,5) (Arturo, 35 do 2º - sem nota); Tiago Gaúcho (5), Márcio (5) (Jadílson, intervalo - 5,5), Fabiano Gadelha (5,5) e Diego Torres (6); Clodoaldo (4,5) (Filipinho, intervalo - 5,5) e Wellington (5). Técnico: Luís Carlos Barbieri (5)
GRÊMIO: Dida (5,5), Pará (6), Cris (6), Werley (5,5) e Guilherme Biteco (6,5); Adriano (6), Souza (6,5), Marco Antônio (5,5) (Bertoglio, 24 do 2º - 6) e Zé Roberto (6) (Elano, intervalo - 7); Welliton (6,5) (Kleber, 17 do 2º - 6) e Barcos (8). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (6,5)

Comentários

Sancho disse…
Sou sempre a favor dos titulares quando não há nada que posso justificar reservas.

Louvável a conduta do Grêmio na Taça Farroupilha até agora.
Vicente Fonseca disse…
Pra mim, o excesso de jogos somados ao fim do ano já justifica, Sancho.
Kleiton disse…
Concordo contigo, Vicente: o volume de jogos justifica. Mas nesse momento, entrar com os titulares vai ajudar a dar ritmo e entrosamento aos que entrarão como peças de reposição.
Vicente Fonseca disse…
Sim, existe esse lado também. Acho que é a única coisa que justifica. Achei interessante colocar nomes como Welliton e Biteco desde o início. Precisam mesmo jogar.
Chico disse…
Mais uma grande atuação do Pirata
Chico disse…
A noite em que o Pirata amansou o lobinho
Sancho disse…
O problema é que não funciona assim. Jogo que se poupa hoje não traz necessariamente vantagem no final do ano. Ainda mais quando não se está enfrentando uma maratona de jogos.