As contas antes da parada

A Libertadores para por três semanas. Quase todos os grupos já encerraram quatro rodadas. Somente o Grupo 6 e o Grupo 2 ainda têm jogos pendentes.

Abaixo, trazemos a situação de cada uma das chaves. O equilíbrio impera na América do Sul.

Grupo 1: Nacional e Boca encaminhados
Líder da chave, o Nacional-URU está perto das oitavas. A derrota para o Boca Juniors em casa adiou a obtenção da vaga, mas ela ainda assim está próxima: basta vencer o Toluca, em Montevidéu, na próxima rodada. O mesmo vale para o Boca: ganhando na Bombonera do Barcelona-EQU, garante a vaga desde que o Nacional derrote o Toluca. Os mexicanos precisam de um ponto no Uruguai para se manterem vivos e terem a chance de eliminar o Boca em casa na rodada final. Para os equatorianos, só duas vitórias salvam.
Classificação: 1) Nacional, 7; 2) Boca, 6; 3) Toluca, 5; 4) Barcelona, 3.
Tabela: Boca x Barcelona (03/04); Nacional x Toluca (04/04); Barcelona x Nacional e Toluca x Boca (17/04).

Grupo 2: Briga encruada pela segunda vaga
O Libertad está praticamente classificado. Resta a briga pelo segundo lugar, que promete ser grande. O tropeço do Sporting Cristal em casa diante dos paraguaios reavivou o Palmeiras, mas só duas vitórias em São Paulo contra Tigre e Libertad deixam o Verdão em boa situação para a última rodada, quando visitará o Cristal. O Tigre está em situação difícil: precisa de um ponto no Brasil, uma vitória em casa contra os peruanos e um empate com o Libertad fora para terem alguma chance.
Classificação: 1) Libertad, 8; 2) Sporting Cristal, 5; 3) Palmeiras, 3 (saldo -2); 4) Tigre (saldo -3).
Obs.: Palmeiras e Tigre jogaram uma vez a menos.
Tabela: Palmeiras x Tigre (02/04); Tigre x Sporting Cristal (09/04); Palmeiras x Libertad (11/04); Sporting Cristal x Palmeiras e Libertad x Tigre (18/04).

Grupo 3: São Paulo na berlinda
A derrota para o Arsenal de Sarandi complicou demais a vida do São Paulo. A equipe de Ney Franco precisará de um empate na altitude La Paz, contra o Strongest, para seguir viva. Mesmo assim, enfrenta o líder 100% Atlético-MG, em casa, na última rodada. Os 2 a 1 sofridos ontem na Argentina colocaram o Arsenal na briga. Se o Tricolor não vencer na Bolívia, o time argentino pode chegar só um pontinho atrás na rodada final, mas enfrentará um time bem mais fraco que o rival são-paulino na última rodada, no caso o Strongest. Os bolivianos, aliás, seguem vivos. Tudo muito indefinido.
Classificação: 1) Atlético-MG, 12; 2) São Paulo, 4 (saldo -1); 3) Arsenal, 4 (saldo -3); 4) The Strongest, 3.
Obs.: o Atlético-MG está classificado às oitavas de final.
Tabela: Atlético-MG x Arsenal (03/04); The Strongest x São Paulo (04/04); Arsenal x The Strongest e São Paulo x Atlético-MG (17/04).

Grupo 4: decisão na próxima rodada
Emelec e Peñarol decidirão, em Guayaquil, quem deve se classificar para as oitavas de final. Ambos têm 6 pontos, mas a necessidade maior de vitória é dos equatorianos. Além de jogarem em casa, pegarão o Vélez, fora, na última rodada, enquanto o Peñarol receberá o modesto Iquique, no Centenário.
Classificação: 1) Vélez, 9; 2) Peñarol, 6 (saldo -1, 4 gols marcados); 3) Emelec, 6 (saldo -1, 3 gols marcados); 4) Iquique, 0.
Obs.: o Deportes Iquique já está eliminado.
Tabela: Iquique x Vélez e Emelec x Peñarol (02/04); Peñarol x Iquique e Vélez x Emelec (09/04).

Grupo 5: Mexicanos a um ponto da vaga
Com um empate em Oruro, na próxima rodada, o Tijuana garante vaga nas oitavas. Tal resultado seria bom também para o Corinthians, desde que ele não perca para o Millonarios. Uma vitória na Colômbia só não classifica matematicamente o Timão se o San José vencer os mexicanos em casa. Mesmo assim, jogando em São Paulo contra os bolivianos, dificilmente a equipe de Tite perderá a vaga.
Classificação: 1) Tijuana, 9; 2) Corinthians, 7; 3) San José, 4; 4) Millonarios, 3.
Tabela: San José x Tijuana e Millonarios x Corinthians (03/04); Corinthians x San José e Tijuana x Millonarios (10/04).

Grupo 6: a zebra quase lá
Invicto e com duas vitórias fora de casa, o Real Garcilaso está praticamente classificado. A briga pela segunda vaga deve ficar entre os dois colombianos, Santa Fé e Tolima. Com três derrotas e dois jogos por fazer fora de casa, o Cerro Porteño só passa por milagre.
Classificação: 1) Real Garcilaso, 7; 2) Santa Fé, 5; 3) Tolima, 4; 4) Cerro Porteño, 0.
Tabela: Real Garcilaso x Tolima e Santa Fé x Cerro Porteño (02/04); Tolima x Santa Fé (09/04); Real Garcilaso x Cerro Porteño (10/04); Santa Fé x Real Garcilaso e Cerro Porteño x Tolima (16/04).

Grupo 7: muito equilíbrio
Um dos grupos mais equilibrados. O Olímpia é o único time que pode chegar à última rodada classificado, mas terá que vencer a Universidad de Chile, em Santiago, para conseguir isso. O Newell's voltou à briga após a grande vitória sobre La U. Precisa ganhar de novo, agora do Deportivo Lara, em casa, para não chegar em situação complicada na rodada final. A Universidad está fora no momento, mas tem dois jogos vencíveis: Olímpia, em casa, e Lara, fora. No entanto, os venezuelanos ainda estão vivos. Tudo muito nebuloso.
Classificação: 1) Olímpia, 7; 2) Newell's, 6 (saldo 2); 3) U. de Chile, 6 (saldo -2); 4) Lara, 4.
Tabela: Newell's x Lara e U. de Chile x Olímpia (04/04); Lara x U. de Chile, Olímpia x Newell's (11/04).

Grupo 8: brasileiros favoritos, mas até quando?
Favoritaços antes de a bola rolar, Fluminense e Grêmio penam nesta fase de grupos. A chave está totalmente indefinida. Quem vencer em Porto Alegre no confronto de brasileiros garante a vaga matematicamente - no caso gremista, desde que o Huachipato não vença o Caracas na Venezuela. Ao Flu, um empate encaminha, pois bastaria derrotar o Caracas, no Rio, para chegar às oitavas. Ao Grêmio, um empate estaria condicionado a derrotar o Huachipato no Chile. Por isso, Caracas x Huachipato, uma semana antes de Grêmio x Fluminense, será importantíssimo. Vitória do time chileno é o pior resultado possível para o Grêmio, pois é o único que impede o Tricolor Gaúcho de se classificar se ganhar do Flu e ainda por cima terá que jogar com o Huachipato vivo fora de casa. Porém, vitórias de Flu e Caracas na próxima rodada também quase eliminam o time de Vanderlei Luxemburgo, pois um empate entre estes dois times no Rio de Janeiro, na última rodada, elimina o Grêmio independente de seu desempenho contra os chilenos. Ao Grêmio, é fundamental vencer o Fluminense na Arena. Se não, se complica.

Classificação: 1) Fluminense, 7; 2) Grêmio, 6 (saldo 4); 3) Caracas, 6 (saldo -1); 4) Huachipato, 4.
Tabela: Caracas x Huachipato (03/04); Grêmio x Fluminense (10/04); Fluminense x Caracas e Huachipato x Grêmio (18/04)

Comentários