O começo das batalhas

A Terça-Feira Gorda era uma data recheada de expectativas para os amantes do futebol desde o fim do ano passado, quando foi divulgado o calendário 2013. Afinal, é hoje o início da fase de grupos da Copa Libertadores e das oitavas de final da Liga dos Campeões. As duas principais competições continentais do planeta esquentam de vez a partir de agora.

Aqui na América do Sul há pelo menos dois bons duelos para se assistir. Em Montevidéu, às 20:15, começa um dos grupos mais equilibrados da Libertadores. A partida entre o Nacional uruguaio e o Barcelona de Guayaquil abre uma chave que tem ainda Boca Juniors e Toluca. Todos são reais candidatos à classificação,  o que significa dizer que todos também correm sério risco de cair fora antes mesmo dos mata-matas. Todos os jogos são decisivos.

Mais tarde, 22:30, outros dois jogos. O mais interessante é justamente o do rival do Barcelona, o Emelec, que recebe o Vélez Sarsfield, primeiro dos candidatos ao título que entra em campo na fase de grupos. Assim como o confronto de Montevidéu, é jogo com caráter decisivo. A chave é igualmente equilibrada - conta ainda com Peñarol e Deportes Iquque. O Vélez deve passar, mas é importante ver desde já como se sai em confrontos complicados. Nas últimas Libertadores, o time de Liniers tem arrasado nas fases iniciais, onde pega times normalmente mais fracos, e cai a seguir, no primeiro ou segundo desafio mais pedregoso.

Neste mesmo horário das 22:30, a Universidad de Chile recebe o modesto Deportivo Lara. Para conferir se os chilenos deram uma melhorada em relação ao mau segundo semestre de 2012 que fizeram. Mas só para quem está muito curioso, pois Emelec x Vélez é bem mais interessante.

Dois semifavoritos em campo
Na Europa, as oitavas abrem com dois dos times que correm por fora na briga pelo título em campo. A Juventus vai a Escócia pegar o Celtic, no confronto mais interessante do dia. Cabe lembrar que o time britânico bateu o Barcelona na fase de grupos, no histórico jogo em que os catalães tiveram 89% da posse de bola, mesmo jogando fora de casa. O superaproveitamento do Celtic certamente merece a atenção da atual campeã italiana.

Na Espanha, o irregular time do Valencia encara o favorito Paris Saint-Germain. Mais do que tentar liquidar a fatura no Mestalla, a equipe ibérica precisa é de um resultado que a mantenha viva para o jogo de volta, em Paris. Mesmo assim, se passar pelo PSG, não deve resistir às quartas de final. Falta time.

Gol zero
Atual campeão chileno, o Huachipato, adversário do Grêmio nesta quinta, ainda não marcou gols no Campeonato Chileno. Em três rodadas, empatou em 0 a 0 em casa com o modesto San Marcos, levou 3 a 0 do Everton fora e mais 2 a 0, como mandante, para o O'Higgins.

Duas semanas
Lesão de Dátolo abre espaço para Fred no time titular do Inter. Testar o 4-1-3-2 no Gauchão é válido, mas a melhor partida disparada do time no estadual veio justamente quando o argentino saiu e entrou Josimar, restabelecendo um 4-2-2-2 mais robusto e seguro.

Comentários

Sancho disse…
A lista (os novos em negrito)!

Goleiros (3):
1 – Dida
12 – Marcelo Grohe
24 – Busatto

Laterais (4):
2 – Pará
13 – Alex Telles
18 – Tony
27 – André Santos

Centrais (5):
3 – Cris
4 – Werley
14 – Grolli
15 – Bressan
20 – Saimon

Meio-campistas (8):
5 – Souza
6 – Misael
7 – Elano
10 – Zé Roberto
11 – Marco Antônio
17 – Fernando
25 – Jean Deretti
29 – Adriano

Atacantes (8):
8 – Vargas
9 – Marcelo Moreno
16 – André Lima
19 – Willian José
21 – Yuri Mamute
26 – Welliton
28 – Barcos
30 – Kleber

Bertoglio ficou de fora.

Fora do clube:
22 – Léo Gago
23 – Leandro


Rondinelly e Vílson saíram, mas não estavam na lista. A qualquer momento, mais um da lista pode ir embora. Provavelmente, um atacante.

Fato curioso, André Lima não está entre os jogadores do Grêmio no saite, assim como Léo Gago. Mas Leandro e Rondinelly ainda estão.
Vicente Fonseca disse…
Comentarei sobre a lista amanhã, Sancho. Como já era previsto pelo meu texto de ontem, discordo da não inscrição do Bertoglio.
Sancho disse…
Acho que é sinal de que o André Lima vai embora...
Vicente Fonseca disse…
Com certeza vai. É muito atacante inscrito, 8 jogadores ao todo. E, se a proposta é mesmo da China, a grana deve ser boa.
Sancho disse…
Oxalá. Precisamos.

Buenas, saindo tudo certo, Bertoglio entra na substituição de um dos três que vão embora. Quando chegar mais em cima, se for o caso, especula-se os outros dois.
Vicente Fonseca disse…
Exatamente. Acho que é por aí mesmo!
Sancho disse…
Teremos 27 jogadores, 18 estarão sempre relacionados, e 9 ficam de fora.

Neste momento, Dida e Kléber continuam de fora. Então, do resto, podemos imaginar que, na quinta:

os titulares - Grohe; Pará, Cris, Werley e Tony; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Moreno.

o banco - Busatto; Saimon e André Santos; Adriano e Marco Antônio; William José e Barcos.

sobram - Dida; Alex Telles, Grolli e Bressan; Misael e Jean Deretti; Yuri, Welliton e Kléber.

O time do Gauchão na quarta seria o quê? Algo assim: Matheus; [alguém], Grolli, Bressan e Alex Telles; Misael, [alguém], [alguém] e Jean Deretti; Yuri e Welliton?

Vicente Fonseca disse…
Olha, eu tenho impressão de que o André Santos começa jogando quinta-feira. Barcos já não sei.

Acho que o time do Gauchão é algo por aí, mas aposto que mais juniores (Tinga, Gérson, Ramiro, Lucas Coelho) jogarão. E Werley começa jogando com certeza na zaga.
Sancho disse…
O Hector Werlang esclaou o time de amanhã assim:

Folmann;
Thyere, Gerson e Douglas Grolli;
Tinga, Ramiro, Santiago, Jean Deretti e Guilherme Biteco;
Yuri e Bertoglio.

Assim fica difícil. Vejamos o que esses guris conseguem aprontar para cima do Galo.