As visitas do Grêmio a brasileiros em Libertadores

Ganhar do Fluminense não será tarefa fácil para o Grêmio - não apenas porque o tricolor carioca é o atual campeão brasileiro, mas porque a própria história diz isso. Em 15 jogos contra conterrâneos na Libertadores, o time gaúcho venceu apenas três. A última vitória ocorreu há 16 anos: 2 a 1 sobre o Cruzeiro, há exatos 16 anos. De lá para cá, foram seis jogos e seis derrotas. No Rio, o aproveitamento é idêntico: cinco jogos, uma vitória, um empate e três derrotas.

1982: pela fase de grupos, o Grêmio foi ao Morumbi e empatou em 2 a 2 com o São Paulo. A partida entrou para a história por ser a primeira do tricolor gaúcho em uma Libertadores. Edmar e Bonamigo marcaram.

1983: a primeira vitória contra um brasileiro veio na última rodada da fase de grupos. Já classificado, o Grêmio fez 3 a 1 no Flamengo com autoridade, gols de Tita, Caio e Osvaldo.

1984: no triangular semifinal do ano seguinte, o Fla devolveu os 3 a 1 sofridos no ano anterior, mas a vaga para a decisão acabou ficando com o Grêmio. Guilherme fez o gol dos gaúchos.

1990: mais um jogo no Rio, desta vez contra o Vasco, que acabou em 0 a 0.

1995: em sua estreia, o Grêmio levou 3 a 2 do Palmeiras - Goiano e Jardel marcaram. Nas quartas de final, o Tricolor levou 5 a 1 no Palestra Itália, com Jardel marcando o gol. Mesmo sofrendo a goleada, o Grêmio passou de fase.

1996: primeiro, o Grêmio enfrentou o Botafogo nas oitavas de final. No Rio, empate em 1 a 1, gol de Jardel. Nas quartas, fez 3 a 0 sobre o Corinthians, no Pacaembu - dois de Jardel e outro de Paulo Nunes.

1997: em sua estreia, o Grêmio fez 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, gols de Zé Alcino e Émerson, curiosamente em um dia 19 de fevereiro, como hoje. Foi a última vitória como visitante em Libertadores. Nas quartas de final, perdeu por 2 a 0 em Belo Horizonte, iniciando a série de derrotas que persiste até hoje.

1998: duas derrotas para o Vasco, em São Januário: 3 a 0 na fase de grupos e 1 a 0 pelas quartas de final, resultado que eliminou o Tricolor da competição.

2007: pelas oitavas de final, o Grêmio levou 1 a 0 do São Paulo no Morumbi. A seguir, nas semifinais, perdeu para o Santos por 3 a 1 na Vila Belmiro, gol de Diego Souza. Em ambas as ocasiões, no entanto, o time passou pelo rival.

2009: derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro no Mineirão encaminhou a desclassificação gremista nas semifinais. Souza fez o único gol gaúcho, de falta.

Duelos de líderes
A rodada desta terça da Libertadores marcará dois duelos entre clubes que venceram na primeira rodada da fase de grupos. Em Montevidéu, jogam Peñarol e Emelec; em Assunção, Olímpia x Universidad de Chile. Pelo Grupo 1, o Nacional-URU visita o Toluca, que estreou com o cartaz de ter derrrotado o Boca na Bombonera. Em Bogotá, haverá a estreia de Millonarios e Tijuana.

Reabertura das oitavas
A Liga dos Campeões prossegue com os duelos de ida das oitavas de final. Em Londres, o Arsenal, em crise, recebe o Bayern München, que está voando. Já em Portugal, Porto e Málaga fazem confronto sem grandes favoritismos.

Comentários

Chico disse…
Espero que o Luxemburgo não invente no jogo de amanhã.

Por que a Arena é o único estádio do RS que não pode ter arquibancada? No estádio do Cerâmica a arquibancada é de madeira e não tem problema nenhum. E a torcida do GRÊMIO FAZ avalanches em todos os outros estádio e ninguém reclama? TUDO muito estranho.