Um grande acerto da Dupla

Em meio ao mar de negociações e especulações, uma coisa precisa ser dita: a Dupla Gre-Nal faz muito bem em alongar sua pré-temporada. Tanto Internacional como Grêmio devem trabalhar sua parte física por 20 dias ou mais em 2013. Menos do que os 30 dias recomendados, mas já bem mais que os 15 realizados pelo Tricolor e os 12 trabalhados pelo Colorado no ano passado - metade ou menos do que deveria ter sido.

Em 2012, o Internacional penou o ano inteiro com problemas físicos. Embora o Gauchão tivesse começado no dia 21 de janeiro, lá estava o Colorado em campo no dia 18, em um jogo antecipado contra o Novo Hamburgo, com alguns de seus titulares. E dê-lhe lesões musculares no restante da temporada. O Grêmio também penou. Estreou no dia 21 contra o Lajeadense com seus melhores jogadores. Demorou até engrenar fisicamente e, embora tenha sobrado em vários jogos do Campeonato Brasileiro, teve de poupar seus jogadores mais experientes no segundo turno da competição - também por outros motivos, como o de ter titulares que chegaram em meio ao ano, cabe lembrar.

Agora, a Dupla prioriza a parte física. Se o Gauchão começa em janeiro, que seja jogado com reservas neste período. Não dá mesmo para arriscar ter problemas físicos o ano inteiro em nome de três ou quatro jogos de menor importância no começo da temporada. O Inter só estreará de fato com seus titulares dia 27, contra o Caxias. O Grêmio, então, nem se fala: estará no Equador, preparando-se durante dez dias de forma absolutamente acertada e necessária, para um confronto na altitude contra a LDU, tão difícil quanto importante para os rumos do ano inteiro. O time B que pegue Esportivo, Canoas, Santa Cruz e São Luiz.

Nada disso é culpa dos clubes do interior ou do estadual em si, mas de sua fórmula. Venho batendo nesta tecla há muitos anos, sendo chato até. Com um calendário mais racional, o Gauchão poderia ser bem mais interessante. Que tal colocar a Dupla Gre-Nal no estadual em fevereiro, março e abril, apenas? Contra os melhores do interior, apenas? Jogando de 10 a 14 jogos, apenas? Seria bem mais interessante para todos que jogos válidos por fases intermináveis no calorão de janeiro e fevereiro (lembram do Gauchão do Termômetro, em 2010?), com equipes repletas de reservas e juniores. Quem sabe este desdém que a Dupla dá ao estadual 2013 neste começo de ano seja o pontapé inicial para uma mudança em nome da racionalidade? Não custa sonhar.

Comentários

Anônimo disse…
Que seria melhor para todos (o interior jogando o ano inteiro e a dupla jogando um torneio mais curto e interessante) não há dúvida; mas quando o presidente da CBF declara publicamente que "não vamos criar ilusões de que vamos mexer no calendário" é de perder as esperanças.

Isso só vai mudar quando a dupla boicotar esse campeonato de vez, e com uma outra direção na FGF. Mas nada disso se avista num futuro próximo.

Tiago