Pelé, não; Neymar, talvez

O Santos nunca foi tetracampeão paulista. Nem com Pelé. Com o Rei, o Peixe ganhou 11 de 19 estaduais disputados. Neste período, foram dois tricampeonatos (1960-62 e 1967-69) e incríveis 8 de 10 títulos na década de 60. Neymar está muito longe destes números, mas um ele pode superar este ano: ganhar, com o Santos, o quarto título estadual seguido. E como protagonista em todas as quatro conquistas.

Não é fácil (o único tetracampeão paulista foi o extinto Paulistano, em 1919), mas é possível. Campeão de cinco das últimas sete edições do Paulistão, o Santos vem forte. Com Montillo, promete não sentir falta nenhuma de Ganso, que não joga nada há mais de dois anos. Além disso, é o único dos quatro grandes que não disputará a Libertadores, podendo se dedicar inteiramente ao estadual. Há, além de Montillo e Neymar, nomes como Cícero e Marcos Assunção, além dos mantidos Edu Dracena, Rafael, Arouca e André.

Corinthians e São Paulo surgem como as duas maiores ameaças ao Peixe em sua tentativa de se tornar o primeiro dos quatro grandes a ser tetracampeão paulista. O Timão, campeão do mundo, tem o melhor elenco do Brasil. O São Paulo perde muito sem Lucas, mas trouxe nomes como Breno, Wallyson, Aloísio e Lúcio, pentacampeão do mundo. Terá qualidade e a sede de ser o segundo grande clube brasileiro há mais tempo sem ganhar um estadual, só atrás do Vasco. O Palmeiras é a incógnita. Querendo fazer uma Libertadores digna, o Verdão deve utilizar o estadual de forma a servir de laboratório para a Série B e não atrapalhar o andamento da competição continental.

Neste link, nosso mapa temático detalhado do Campeonato Paulista de 2013.

CAMPEONATO PAULISTA 2013
Clubes: 20
Favoritos: Santos e Corinthians
Corre por fora: São Paulo
Podem surpreender: Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa e São Caetano
Figurantes/zebras: Atlético Sorocaba, Botafogo-SP, Bragantino, Guarani, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Paulista, Penapolense, São Bernardo, União Barbarense e XV de Piracicaba
Fórmula: os 20 times disputam turno único, onde os 8 primeiros passam para os mata-matas e os 4 últimos são rebaixados. Nas fases decisivas, quartas de final e semifinais são disputadas em jogo único. A final tem ida e volta.
Maiores campeões
Corinthians - 26 títulos
São Paulo - 22 títulos
Palmeiras - 22 títulos
Santos - 20 títulos
Portuguesa - 3 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Corinthians
2004 - São Caetano
2005 - São Paulo
2006 - Santos
2007 - Santos
2008 - Palmeiras
2009 - Corinthians
2010 - Santos
2011 - Santos
2012 - Santos

Comentários

Sancho disse…
O Trio-de-Ferro tentará se colocar entre os 8. De preferência entre os 4 primeiros, mas não dedicarão muito esforço para isso.

Acho que classificam tranqüilo. Quando as finais começarem, aí, sim, irão para o título estadual com toda a força. Mas aí já é ABRIL.