Obrigação de encerrar o jejum

Há exatos 23 anos os torcedores do Náutico não sentiam a sensação de serem os únicos que verão jogos da primeira divisão nacional no estado de Pernambuco. A última vez que o Timbu foi o representante pernambucano na elite brasileira foi em 1990. Isto, aliado à boa campanha no Brasileiro do ano passado, a um estádio novo em folha e ao mau momento dos rivais, deixa o alvirrubro na obrigação de conquistar o título, o que não ocorre desde 2004 - até por conta da má campanha do ano passado.

A base de 2012 foi mantida nos Aflitos. O técnico Alexandre Gallo e o volante Martinez, dois pilares da campanha do ano passado, foram mantidos. Entre os nomes que chegaram estão os laterais Auremir e Bruno Collaço e o meia Vinícius Pacheco. O Sport, por sua vez, alterou bastante a figura do ano passado. Deixaram o clube Edcarlos, Marquinhos, Gilberto, Willian Rocha, Lenon, entre outros, para a vinda de nomes como Roger (centroavante da Ponte Preta) e Marcos Aurélio. O time pode fazer frente ao Náutico.

O Santa Cruz, atual bicampeão, deve tentar repetir a fórmula do "bom e barato". O objetivo do clube em 2013 é chegar entre os quatro primeiros na Série C, para sonhar em voltar ao Brasileirão em 2015. O atacante Dênis Marques foi mantido. Marcelo Martelotte, ex-Santos, será o técnico. Dos clubes do interior, chama a atenção novamente o Salgueiro, que chegou à frente do Náutico no ano passado.

Neste link, o nosso mapa temático detalhado do Campeonato Pernambucano 2013.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013
Clubes: 12
Favoritos: Náutico e Sport
Corre por fora: Santa Cruz
Pode surpreender: Salgueiro
Figurantes/zebras: Belo Jardim, Central, Chã Grande, Pesqueira, Petrolina, Porto-PE, Serra Talhada e Ypiranga-PE
Fórmula: o primeiro turno terá os nove times do interior disputando um turno único, onde o campeão disputará a Copa do Brasil 2014. No segundo é que o campeonato efetivamente começa. Os 12 clubes disputam em turno único as quatro vagas para as semifinais, que definirão os finalistas.
Maiores campeões
Sport - 39 títulos
Santa Cruz - 25 títulos
Náutico - 21 títulos
América-PE - 6 títulos
Torre - 3 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Sport
2004 - Náutico
2005 - Santa Cruz
2006 - Sport
2007 - Sport
2008 - Sport
2009 - Sport
2010 - Sport
2011 - Santa Cruz
2012 - Santa Cruz

Comentários

Rodrigo Cardia disse…
Uma correção: o link tá direcionando pro mapa do Campeonato Baiano. (Aliás, sensacionais esses mapas!)
Vicente Fonseca disse…
Obrigado pelo elogio e, principalmente, por avisar, Rodrigo. Já está corrigido.

Abraço.