Cabe mais um na lista?



Lucas Coelho foi a grande notícia do primeiro jogo oficial do Grêmio na temporada. Marcar cinco gols em treino alguns já conseguiram, sem contudo repetir o desempenho dentro de campo. Pois Lucas fez isso nos 7 a 0 sobre o Sindicato dos Atletas, semana passada, e ontem, em sua estreia como profissional, aos 18 anos, foi o grande nome da vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo, em Bento Gonçalves. ´

Lucas marcou um gol de centroavante, naquela que parece ser sua melhor característica (descontado o fato de que pouco vimos dele, claro): receber e, no domínio, já ajeitar para bater. Esta qualidade apresentada por ele na Montanha dos Vinhedos é típica de artilheiros natos. A animadora atuação do menino já torna pertinente a pergunta: será que não cabe mais um centroavante nesta lista de inscritos da Libertadores? Ao menos, ele já demonstrou mais futebol que Yuri Mamute, outro jogador extremamente jovem, que está em Quito e pode ficar no banco contra a LDU, quarta-feira.

Talvez sua inscrição na Libertadores seja mesmo interessante, mas briga por posição, como muitos desde já pedirão, é incogitável. Lucas recém fez seu primeiro jogo como profissional, e precisa atuar no Gauchão para pegar cancha. Várias revelações da Dupla Gre-Nal passaram por este processo: Ronaldinho e Leandro Damião, por exemplo, passaram por isso em 1999 e 2010, respectivamente. É cedíssimo (e absolutamente leviano) para fazer qualquer comparação com estes dois craques, mas vale à pena repetir a estratégia. Se o guri for mesmo bom, confirmará dentro de campo, com mais belos gols como o deste domingo.

Quanto ao jogo em si, decepcionou o Esportivo, repleto de jogadores que passaram por Olímpico ou Beira-Rio, mas que pouco demonstraram em campo. A garotada do Grêmio, mesmo sem ter uma grande atuação, foi melhor e mereceu a vitória.

Começo tímido
A rodada de domingo confirmou o que vimos sábado: um Gauchão de jogos equilibrados e poucos gols. Foram apenas 14 em oito jogos, média de 1,75 por jogo. O destaque do domingo foi a boa vitória do Cerâmica fora de casa contra o Santa Cruz, por 2 a 1. O time dos Plátanos, que já foi mal em 2012, começa o estadual 2013 com um péssimo resultado. E o Veranópolis começou com tudo: 3 a 1 no sempre badalado Novo Hamburgo.

Que fase...
Dos grandes clubes brasileiros, só Internacional, Corinthians e Palmeiras não começaram o estadual com vitórias. A diferença é que, no caso do Verdão, a partida contra o Bragantino foi disputada com titulares. Barcos começou a temporada desperdiçando um pênalti, que colaborou decisivamente para o empate em 0 a 0.

Dancinha
Empatar em 2 a 2 com a favorita Gana é um ótimo começo de Copa Africana de Nações para a República do Congo, uma das zebras da competição. Tanto que Kidiaba repetiu a comemoração que o tornou mundialmente famoso. Na outra partida do domingo, enfim o primeiro jogo que não termina empatado: Máli 1 x 0 Níger. Hoje tem a atual campeã Zâmbia em campo.

Show infrutífero
O Real Madrid abusou: meteu 5 a 0 no Valencia fora de casa. A distância para o Barcelona caiu, já que o time catalão perdeu a invencibilidade ao levar 3 a 2 da Real Sociedad. Mesmo assim, é imensa: são 15 pontos de vantagem para o Barça, faltando 18 jogos para o término do Campeonato Espanhol. O Atlético Madrid está oito atrás do Barcelona e sete na frente do seu rival citadino.

Comentários

Paul disse…
Melhor ainda que o gol do Lucas foi a comemoração DIGNA.
É uma tristeza ver como é raro hoje em dia o jogador vibrar.
A "dancinha" do Cassiano no jogo do Inter não me deixa mentir.

Ou eu que sou velho mesmo.
Igor Natusch disse…
Meteu uma tremenda bucha, mesmo. Rapaz deveras promissor.

Gostei do Gustavo também. Voluntarioso, vai crescer como jogador.

Rondinelly, por sua vez, é uma decepção tremenda. Falta personalidade. Infelizmente, tem todo o jeito de quem só vai jogar bem da Série C para baixo.
Vicente Fonseca disse…
Também senti firmeza na comemoração dele, Paul.

Igor, concordo contigo em relação ao Rondinelly. Nem no ano passado, quando alguns elogiaram ele nas primeiras partidas que disputou pelo Grêmio, eu gostei dele. Mas ok, merece mais chances.
Chico disse…
Grande vitória do Banguzinho Tricolor
Chico disse…
Vargas foi conduzido nos braços do povo.

Vai começar La Copa.
Sancho disse…
Começo promissor. A continuar, classificaremos sem dificuldades; mesmo com os reservas. Acho que, nessa fase inicial, a continuar assim, talvez dê para jogar só com os guris (a exceção, claro, do clássico em Erechim). Nas finais, no final de fevereiro, se coloca o time A.

A propósito, quando estréia o time titular do Inter?
Vicente Fonseca disse…
Concordo com a tua avaliação, Sancho.

O time do titular do Inter estreia domingo que vem, contra o Caxias.