Abaixo do esperado



Foi no mínimo decepcionante a estreia do Inter B no Gauchão. Trata-se de um time que venceu simplesmente todos os amistosos que disputou - três deles contra times que disputarão o estadual, que são Canoas, Esportivo e Veranópolis, o que constituía um parâmetro real, portanto. Diante do Passo Fundo, que pouco investiu e não é tido como um dos mais preparados do interior para esta temporada, uma nova vitória era esperada, e ela acabou não vindo.

A sorte, inclusive, poderia até ter sido pior. O primeiro tempo foi monótono. Em desvantagem, o Passo Fundo pressionou a saída de bola colorada no segundo. A equipe interiorana não demorou a empatar e forçou os erros de passe com sua marcação adiantada - típica de times do interior em começo de ano, sempre em vantagem em relação aos da capital no aspecto físico. Faltou, claro, qualidade para obter uma vitória.

Trata-se apenas do primeiro jogo, é muito fácil ficar entre os quatro melhores de uma chave de oito equipes, mas começar perdendo dois pontos nunca é bom negócio. A ideia de que Dunga receberá o time em uma ótima colocação assim que os titulares estiverem prontos talvez não se confirme na prática. Quarta há um novo teste, em Gravataí, contra o Cerâmica.

Equilíbrio e poucos gols
2013 começou bom para o São José. Depois de ganhar a Copa Centenário em cima do Juventude, o Zequinha começa o Gauchão batendo o Pelotas, um dos times mais badalados do interior, por 1 a 0. Em Caxias do Sul, Juventude e Lajeadense ficaram no 1 a 1, com gols no finzinho. Um começo de pouca bola na rede e jogos equilibrados.

Compromisso difícil
Com um time igualmente descaracterizado, só com Werley e Léo Gago dentre os mais experimentados, o Grêmio inicia sua caminhada com um compromisso complicado, contra o motivado Esportivo, que vem cheio de moral, jogadores experientes e o bom Luís Carlos Winck na casamata. Jogo mais difícil que o do Inter, teoricamente. Ao contrário do Colorado, o Tricolor não entra como favorito hoje à tarde.

Insúa
O Grêmio está quase fechado com Emiliano Insúa. Confesso não conhecer seu futebol, mas o indicativo é de um jogador de qualidade, que trará experiência a um setor que, hoje, depende apenas do inexperiente (embora promissor) Alex Telles. Com Fábio Aurélio e Anderson Pico não dá para contar. Falta, ainda, um zagueiro. Com Vilson fora dos planos, há uma lacuna a ser preenchida. Saimon e Bressan são promessas, mas é necessário alguém com mais cancha para a Libertadores, que neste ano terá, pela primeira vez, suspensão por cartões amarelos.

Vitórias
São Paulo, Vasco e Santos começaram bem suas campanhas nos respectivos estaduais. O Tricolor fez 2 a 0 no Mirassol, no Morumbi; o Peixe fez 3 a 1 no São Bernardo, fora de casa; e o Vascão, em profunda crise financeira, goleou o Boavista, também fora, por 3 a 0.

Em branco
Dois empates em 0 a 0 marcaram o dia de abertura da Copa Africana de Nações: África do Sul x Cabo Verde e Angola x Marrocos não balançaram as redes. Hoje tem Gana x República do Congo e Mali x Níger.

Comentários