Janeiro quente

O prejuízo de não ter sido vice-campeão brasileiro ficou escancarado para o Grêmio hoje. Pegar a LDU logo de cara na primeira fase da competição é um complicador e tanto. A equipe gaúcha terá que viajar para longe, jogar na altitude e contra um adversário de tradição - tudo o que é indesejável em uma Libertadores. Mesmo longe de seus melhores tempos (a Liga perdeu duas vezes para o Emelec no mata-mata local em dezembro e ficou bem atrás do Barcelona, eliminado pelo Grêmio na Sul-Americana), os campeões sul-americanos de 2008 eram o adversário mais complicado para se enfrentar num confronto prematuro, logo após a pré-temporada, em pleno janeiro.

O São Paulo, outro brasileiro da fase inicial, também não se deu bem. O Bolívar é menos time que a LDU, mas fez uma boa Libertadores em 2012 e joga numa altitude ainda mais prejudicial, de 3,6 mil metros. Tudo isso em janeiro, com o time ainda aquecendo. Não será nada fácil.

Grupo 1: Barcelona-EQU, Nacional-URU, Boca Juniors e Toluca
Chave bastante equilibrada. Campeão equatoriano com facilidade, o Barcelona é o time equatoriano mais forte atualmente. O Nacional tem tradição, mas ficou apenas em 3º no último Apertura uruguaio e foi muito mal nas duas competições continentais que disputou em 2012. O Boca, com Carlos Bianchi, renova suas esperanças. Mesmo sem o timaço de outros tempos (inferior até ao que foi vice-campeão sul-americano este ano), impõe respeito. O Toluca, vice-campeão mexicano, merece respeito. Aposta: Boca Juniors e Barcelona-EQU.

Grupo 2: Sporting Cristal, Libertad, Palmeiras e Tigre/Deportivo Anzoátegui
Pior representante brasileiro, o Palmeiras deu sorte. Pegou uma chave onde, em tese, pode se classificar. O Sporting Cristal é campeão peruano, mas não assusta. O Libertad, sim, é o campeão paraguaio e principal favorito a passar de fase. O outro adversário sai do confronto entre Tigre e Deportivo Anzoátegui. Devem passar os argentinos, que são fraquíssimos, mas têm um fator local que funcionou bem na Sul-Americana. Aposta: Libertad e Palmeiras.

Grupo 3: Arsenal Sarandí, The Strongest, Atlético-MG e São Paulo/Bolívar
O Atlético-MG não deu tanta sorte. O Arsenal Sarandí não é um dos argentinos mais temíveis, mas foi campeão nacional no primeiro semestre e acabou num razoável sétimo posto no segundo semestre. Já viajar a La Paz para pegar o The Strongest é sempre uma grande pedreira. O São Paulo deve passar pelo Bolívar, o que significa um rival fortíssimo. Se der Bolívar, são duas viagens ao altiplano boliviano. Nada fácil. Aposta: São Paulo e Atlético-MG.

Grupo 4: Vélez Sarsfield, Peñarol, Emelec e Deportes Iquique/León
Grupo equilibradíssimo. Campeão argentino, o Vélez é sem dúvida o melhor time de todos tecnicamente. Mas o Peñarol, campeão uruguaio, é parada duríssima - não apenas pelos cinco títulos continentais, mas por ter eliminado o próprio Vélez nas semifinais de 2011. O Emelec, de boa campanha na Libertadores deste ano, também é candidato. O vencedor de Deportes Iquique x León corre por fora, mas pode também aprontar. Aposta: Vélez Sarsfield e Peñarol.

Grupo 5: Corinthians, San José, Millonarios e Toluca
O atual campeão do mundo não terá facilidades. Jogar contra o fraco San José fora de casa é o mesmo que encarar 3,8 mil metros de altitude, superior à temível La Paz. Já o Millonarios é campeão colombiano e eliminou Palmeiras e Grêmio da Copa Sul-Americana. O Toluca, por sua vez, é campeão mexicano - um bom time e uma longa viagem. Mas nada que ameace o melhor time do continente no momento. Aposta: Corinthians e Millonarios.

Grupo 6: Santa Fé, Cerro Porteño, Real Garcilaso e Tolima/Universidad César Vallejo
Grupo mais fraco da Libertadores. O Cerro Porteño se deu bem: é o melhor time da chave, de longe. Tolima, se passar pelo Universidad César Vallejo, e Santa Fé, dois colombianos, devem brigar pela segunda vaga. O Real Garcilaso é zebra. Aposta: Cerro Porteño e Tolima.

Grupo 7: Deportivo Lara, Universidad de Chile, Newell's Old Boys e Olímpia/Defensor
Grupo equilibrado. O Newell's é o melhor time e deve passar de fase. Vice-campeão argentino, perdeu só um jogo do Torneo Inicial. A outra vaga será muito disputada. A Universidad de Chile é respeitável, embora não tenha mais a força de outrora. O Olímpia e o Defensor, por sua vez, farão o mata-mata mais equilibrado da fase inicial. E quem passar deve lutar por vaga nas oitavas. Aposta: Newell's Old Boys e Olímpia.

Grupo 8: Fluminense, Huachipato, Caracas e Grêmio/LDU
Duas são as dúvidas desta chave: quem passará entre Grêmio e LDU e quem será o líder da chave. O Fluminense e o ganhador do mata-mata são os favoritos a seguirem adiante. Aposta: Fluminense e Grêmio.

Comentários

Sancho disse…
Quero saber como a FGF resolverá a data dos jogos Grêmio-Canoas e São Luiz-Grêmio, marcados para os mesmos dias das partidas contra a Liga de Quito (23 e 30/1, respectivamente).

Só há uma rodada de meio-de-semana disponível antes das finais; em 13/2, isso se o Grêmio não acabar com jogo ali pela fase de grupos da Libertadores.

Não é a primeira vez que acontece, mas a fórmula segue o lixo de sempre.
Vicente Fonseca disse…
Acho (do verbo "estou chutando") que um deles será antecipado para 16/01. E acho (do verbo "penso que") que o Grêmio deveria entrar com reservas em toda a primeira fase da Taça Piratini.
Sancho disse…
Pode-se tranqüilamente jogar o Gre-Nal e o jogo seguinte, contra o São José, com os titulares. Quatro a seis pontos, aí, pode ser a diferença entre classificar e ser eliminado...

O resto, dependerá dos resultados contra a Liga, as novas datas das partidas dos dias 23 e 30, e a data dos jogos da Fase de Grupos (caso nós nos classifiquemos).