Domínio grande, vantagem pequena



O São Paulo poderia ter encaminhado com tranquilidade sua passagem à final da Copa Sul-Americana. Dominou a Universidad Católica na maior parte do jogo, mesmo em Santiago, muito porque o gol de Rafael Tolói saiu cedo. Foi um gol importante não apenas porque obviamente deu à equipe a vantagem e o fato de ter marcado fora de casa, mas também porque freou um início naturalmente impetuoso do time da casa. Só que o time paulista não aproveitou o cavalo encilhado: desperdiçou o domínio que veio a seguir perdendo gols a rodo, sofreu o empate e ainda viu os chilenos crescerem no fim do jogo.

O goleiro Toselli, com grandes defesas, foi um dos grandes responsáveis pelo empate, mas os atacantes são-paulinos também. Foram muitos gols perdidos, alguns por imperícias na conclusão, outros por milagres do camisa 1 chileno. O primeiro tempo já poderia ter acabado com placar semelhante ao da fase anterior, contra a Universidad de Chile, quando o time paulista fez 2 a 0 nos 45 iniciais em Santiago e 3 a 0 no Pacaembu. Mas não era exatamente um problema, pois o segundo tempo continuou com domínio tricolor.

Só que o panorama na volta do intervalo foi tão idêntico que vieram de brinde, também, os gols perdidos. Toselli ganhava todas no cara a cara com Osvaldo. Até que o castigo veio num golaço de Castillo, jogada de rara habilidade dentro da área. E Ney Franco errou ao colocar Ganso no lugar de Lucas: a Católica cresceu após a mexida, motivada pela natural queda de ritmo que o meia dá a qualquer equipe que entra em comparação com o atacante vendido ao Paris Saint-Germain. Eis já o primeiro desafio para o São Paulo 2013: como manter a velocidade, principal qualidade da equipe atualmente, com Ganso em campo? E o pior, sem Lucas?

O empate com gols fora de casa é sempre um resultado interessante, mas é lógico que fica um gosto amargo na boca são-paulina. E a vantagem sobre a Universidad Católica, embora exista, não é grande. Ela reside mais no fato de o São Paulo ser um time bem superior tecnicamente do que no placar em si. Mas a tendência é de classificação à final. E com o Millonarios, que é mais time que o Tigre e arrancou um interessante 0 a 0 fora de casa ontem, no fim da noite.

Série C
O primeiro finalista está definido: é o Icasa, que fez 2 a 1 ontem no Paysandu e garantiu vaga pelo saldo qualificado. Hoje, o Oeste recebe a Chapecoense precisando de um simples empate, após ter ganhado por 1 a 0 em Santa Catarina. O que importa, porém, é que todos estarão na Série B do ano que vem, ganhe quem ganhar.

Comentários