Ascensão e queda em 11 meses

Raras temporadas de um clube brasileiro foram tão irregulares quanto o 2012 do Palmeiras. Em toda a história, só uma vez a equipe campeã da Copa do Brasil caiu à Série B no mesmo ano - o Juventude, em 1999. De time que prometia títulos até o fiasco no Paulistão, passando pelo título da Copa do Brasil ao rebaixamento no Brasileirão, o torcedor alviverde sofreu com a inconstância de sua equipe durante a temporada. Relembre os bons e maus momentos do histórico e trágico ano palmeirense.

22 de janeiro: o primeiro jogo oficial do Palmeiras na temporada foi uma vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, fora de casa. Metade da equipe que venceria a Copa do Brasil estava jogando. Valdívia deu assistência para um dos gols, prometendo uma boa temporada. Nomes como Wesley e Barcos, principais contratações da equipe para o ano, ainda não entraram em campo.

5 de fevereiro: no primeiro clássico da temporada, o Palmeiras frustra a festa do centésimo jogo de Neymar pelo Santos e ganha de virada, com dois gols aos 43 e 46 minutos do segundo tempo.

11 de fevereiro: na estreia de Barcos, o Palmeiras faz 3 a 0 no Ituano. O time segue mostrando dependência de Marcos Assunção, que deu duas assistências e foi fundamental na vitória. Ainda assim, a equipe assume a liderança do Paulistão, no qual está invicta.

26 de fevereiro: dez dias após xingar um repórter que fez gracinhas em uma coletiva por sua semelhança com o cantor Zé Ramalho, Barcos é o destaque da equipe no empate em 3 a 3 com o São Paulo.

25 de março: depois de golear o Botafogo-SP (6 a 2) e vencer a Ponte Preta (2 a 1), o Palmeiras perde a invencibilidade no estadual ao levar 2 a 1 do Corinthians. A derrota marca o início de um período de forte instabilidade no time, que duraria cerca de três meses.

9 de abril: principal contratação para a temporada ao lado de Barcos, Wesley se lesiona gravemente na derrota para o Guarani e recebe a má notícia: só deve voltar aos gramados em 2013. Ele retornaria em novembro, mas perdeu quase toda a temporada.

22 de abril: após terminar em 5º na primeira fase, o Palmeiras é eliminado do Paulistão ao levar 3 a 2 do Guarani, em Campinas.

25 de abril: após ser eliminado no Paulistão, o time se recupera e vence o Paraná, fora de casa, pelas oitavas de final da Copa do Brasil: 2 a 1.

19 de maio: o Palmeiras estreia no fatídico Brasileirão com um modesto empate em casa diante da Portuguesa: 1 a 1.

23 de maio: a equipe elimina o Atlético-PR com uma vitória por 2 a 0 e chega às semifinais da Copa do Brasil. O adversário será o Grêmio, tido como favorito. Quatro dias depois, as equipes se enfrentam no Olímpico pelo Brasileiro e o time gaúcho vence por 1 a 0, em jogo equilibrado.

13 de junho: lanterna do Brasileirão, o Palmeiras vai ao Olímpico e surpreende o Grêmio com uma vitória por 2 a 0 que encaminha a vaga na decisão da Copa do Brasil.

21 de junho: um empate em 1 a 1 com o Grêmio em Barueri garante ao Verdão lugar na final da Copa do Brasil. No Brasileiro, a equipe segue na zona de rebaixamento, com dois pontos em cinco rodadas.

5 de julho: um dia após ver o rival Corinthians ganhar a Libertadores, o Palmeiras faz 2 a 0 no Coritiba em casa e fica perto do título da Copa do Brasil. Quatro dias antes, pelo Brasileiro, a equipe havia ganhado a sua primeira partida: 3 a 1 no Figueirense, subindo para o 17º lugar, ainda entre os rebaixáveis.

11 de julho: um empate em 1 a 1 contra o Coritiba dá ao Palmeiras o título da Copa do Brasil após 13 anos de jejum.

16 de julho: um dia após empatar em 1 a 1 com o São Paulo, já pelo Brasileiro, Felipão pede à diretoria ao menos dois reforços "com urgência", para poder realizar uma boa campanha no maior certame do país. Ninguém ainda cogitava rebaixamento.

22 de julho: Obina, um dos reforços pedidos por Felipão, se destaca e faz dois na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, que tira o Palmeiras da zona de rebaixamento.

4 de agosto: a equipe perde três seguidas. Duas em casa, para Bahia (2 a 0) e Inter (1 a 0), e uma para o Cruzeiro (2 a 1), fora, caindo para a 18ª colocação.

19 de agosto: a preocupação começa a bater. O Palmeiras leva 2 a 1 do lanterna Atlético-GO na 18ª rodada e cai para o 16º lugar. Felipão, preocupado com o fato de a equipe não sair do bloco de trás da tabela, pede quatro reforços à direção.

25 de agosto: a equipe leva 2 a 1 em casa do Santos e fecha o returno na zona de rebaixamento. Nunca mais sairia dela.

29 de agosto: uma derrota por 3 a 0 para a Portuguesa escancara a fragilidade da equipe, que segue em 17º, já quatro pontos longe da saída da zona de rebaixamento.

12 de setembro: o Palmeiras perde pela 14ª vez em 24 jogos e Felipão pede demissão. A equipe se encontra na penúltima posição, apenas à frente do Atlético-GO, com 20 pontos e um aproveitamento de 27,8%. O Flamengo, primeiro que não estaria caindo, está sete pontos à frente.

16 de setembro: uma derrota por 2 a 0 para o Corinthians complica ainda mais a situação da equipe. A distância para a saída da zona já é de oito pontos, há 13 rodadas do fim do campeonato.

22 de setembro: na estreia do técnico Gílson Kleina, o Palmeiras vence o Figueirense em Florianópolis por 3 a 1, em jogo importantíssimo na luta contra o descenso.

6 de outubro: depois de vencer os três primeiros jogos sob o comando de Kleina (um deles pela Sul-Americana), a equipe é totalmente dominada pelo São Paulo e leva 3 a 0 no clássico. Valdívia se lesiona e não joga mais em 2012. Faltando dez rodadas, a distância até o 16º colocado é de seis pontos.

11 de outubro: jogo decisivo em Araraquara, contra o Coritiba. Vencendo, a distância até a saída da degola, delimitada pelo próprio Coxa, cairia para três pontos. Mas a equipe perdeu no fim, com um gol de pênalti de Deivid. A diferença sobe para nove pontos, há nove jogos do fim.

27 de outubro: depois de ganhar duas seguidas, o Palmeiras perde por 2 a 1 para o Internacional. A anulação do gol de Barcos com a mão gera indignação nos jogadores. O presidente Tirone promete ir à justiça buscar a anulação da partida. Faltam cinco rodadas e o Verdão está cinco pontos longe da salvação.

8 de novembro: por unanimidade, o Palmeiras é derrotado no STJD, e a partida contra o Inter tem resultado homologado.

11 de novembro: depois de buscar um empate quando perdia por 2 a 0, o Palmeiras cede uma derrota de 3 a 2 no fim, consumando o título brasileiro do Fluminense. O rebaixamento pode vir na próxima rodada.

18 de novembro: tudo dava certo. O Palmeiras vencia o Flamengo e o Bahia empatava com a Ponte Preta, o que garantia a equipe viva por ao menos mais uma rodada. Mas o Bahia fez um gol, o Palmeiras levou outro e ficou nas mãos do Grêmio: só uma vitória dos gaúchos contra a Portuguesa evitaria o rebaixamento antecipado. O time de Vanderlei Luxemburgo levou 2 a 0, buscou o empate, mas não teve forças para virar. Era o rebaixamento consumado, 10 anos e 1 dia após a primeira queda do clube, em 2002.

Comentários