A volta do Tigre

O Criciúma do primeiro semestre era desanimador. Mal no Campeonato Catarinense, o Tigre teve como símbolo de suas vacas magras no começo do ano a goleada de 5 a 1 sofrida para o Atlético-PR, que o eliminou na segunda fase da Copa do Brasil. Pois foi contra esse mesmo adversário, hoje à tarde, que a equipe do sul de Santa Catarina conquistou a volta à primeira divisão, após oito anos entre as Séries B e C. Antes mesmo do Furacão, registre-se.

O início do jogo no Heriberto Hülse atrasou, mas isso não foi problema. A confirmação do empate em 1 a 1  entre São Caetano e Goiás confirmava a volta do Criciúma mesmo que ele levasse um gol do Atlético-PR nos minutos finais da partida. Com 72 pontos, a equipe do artilheiro Zé Carlos é a segunda a garantir o acesso. Está a três do líder Goiás, ainda com chances de ser campeã na última rodada.

Quem maltrata sua torcida é o Vitória. Depois de passar boa parte do ano passado entre os quatro primeiros e deixar escapar a vaga na reta final, o rubro-negro liderou por várias rodadas em 2012, mas vem adiando a subida à elite há alguns jogos. Hoje, estava garantindo o acesso ao vencer o Joinville fora de casa, mas cedeu o empate aos 44 minutos do segundo tempo. Terá que esperar mais uma semana para festejar.

A briga na última rodada envolve três equipes, que lutam por duas vagas. Atlético-PR e Vitória, ambos com 70 pontos, sobem se empatarem seus jogos, contra Paraná e Ceará, respectivamente. O São Caetano, que visita o Guarani, só volta à primeira divisão vencendo seu jogo e com derrota de Atlético-PR ou Vitória.

Lá embaixo, a briga é ainda mais emocionante. O CRB perdia em casa para o Guarani e estava confirmando sua queda para a Série C, mas virou o jogo nos cinco minutos, se manteve vivo e deixa o Bugre ameaçado. O Bragantino venceu o Ceará em Fortaleza, resultado importantíssimo. E o Guaratinguetá ganhou do Ipatinga, também fora.

Com Ipatinga e Barueri rebaixados, dois ainda cairão. O Bragantino, com 41, recebe o Boa Esporte, que se livrou da queda hoje. Vencendo, permanece na Série B. Situação idêntica vive o Guarani, também com 41, com a diferença de que seu jogo é contra o forte São Caetano, ainda vivo na luta para subir. O Guaratinguetá, com 40, tem o jogo mais fácil: recebe o lanterna Barueri. Precisa vencer e torcer para que ao menos um entre Bragantino e Guarani não vença. O CRB, com 39, tem que vencer o ASA fora de casa e torcer por dois resultados paralelos. Situação complicadíssima.

SÉRIE B 2012 - 37ª RODADA
CRICIÚMA (0): Michel Alves; Eric, Ozeia, Matheus Ferraz e Marlon; Fransérgio (Elias), França, Válber (Gilmar) e Kléber; Lins (Douglas) e Zé Carlos. Técnico: Paulo Comelli
ATLÉTICO-PR (0): Santos; Maranhão, Manoel, Luiz Alberto e Botelho; Elias (Paulo Baier), Deivid, Felipe (Henrique) e João Paulo Silva; Marcelo e Marcão. Técnico: Ricardo Drubscky
Local: Estádio Heriberto Hülse, Criciúma (SC); Data: sábado, 17/11/2012, 16:20; Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS); Público: 16.540; Renda: R$ 339.350,00; Cartão amarelo: Luiz Alberto e Felipe

Comentários

Davi disse…
Torço contra o Sao Caetano, é muito melhor Atletico PR e Vitoria do que um clube de só de empresarios como esse. Alem disso, torço pela volta em breve do Paysandu a serie a.
Vicente Fonseca disse…
Concordo plenamente, Davi.