Ruim para uns, pior para outros

O Internacional reviveu, por cerca de uma hora, a esperança de disputar a Libertadores do ano que vem. A vitória sobre o Palmeiras fez o Colorado ultrapassar o Vasco e com perspectivas de encostar no São Paulo, as quais acabaram assim que começou o jogo da Ilha do Retiro. A distância se mantém em sete pontos, faltando agora só cinco jogos. A rodada deste sábado, portanto, foi ruim para todos no Beira-Rio. Mas muito pior para o Palmeiras.

O time paulista começou bem o jogo, com mais atitude. Luan e Barcos achavam espaços e levavam perigo ao gol de Muriel. Fez 1 a 0, em bela cabeçada de Luan, onde Guiñazu atrapalhou Muriel, e poderia ter ampliado, mas o desperdício de oportunidades, constante alviverde neste Brasileiro, apareceu de novo. A vantagem durou pouco mais de dez minutos, até o gol de Fred, quando o Inter passou a mandar no jogo. Quando Rafael Moura virou o placar, o Colorado já merecia a vantagem. Foi a segunda entrada do centroavante sozinho na área em dois minutos, o que evidencia os graves problemas palmeirenses.

O gol anulado de Barcos é uma forma de o Palmeiras se enganar e achar que uma conspiração quer vê-lo rebaixado. O argentino, talvez pensando que o gol de Maradona contra a Inglaterra em 1986 realmente foi legítimo, reclamou indignado, com uma cara de pau maravilhosa, poucas vezes vista. Mas ok, faz parte do calor do jogo. Agora, a direção do Palmeiras estudar uma forma de anular a partida, além de uma papagaiada, é preocupante. Não mostra um clube indignado por uma derrota, mas sim uma nau à deriva, onde qualquer fato absurdo, por mais absurdo que seja, serve como desculpa para um planejamento muito mal feito. E desvia do foco, que deve e precisa ser a recuperação imediata da equipe na tabela através de resultados positivos que não podem mais tardar a chegar.

O Palmeiras tem cinco jogos pela frente e cinco pontos para tirar do Bahia. É difícil, mas não impossível: os baianos não vencem há seis jogos, vêm em queda livre. A missão colorada, por exemplo, é bem mais complicada: precisa buscar sete pontos em relação a um São Paulo que só cresce. E o time, apesar do bom resultado, mais uma vez não apresentou bom futebol. Mas vitórias são sempre importantes, e estão bem mais próximas das boas atuações do que muitos imaginam.

Em tempo:
- O árbitro pode voltar atrás antes de o jogo reiniciar, e é melhor mesmo adotar a cautela em lances confusos. Francisco Carlos Nascimento é um mau árbitro, mas agiu corretamente desta vez. Mas não foi o árbitro adicional que o informou da irregularidade, e sim a televisão.

- Muriel, Fred, D'Alessandro e Forlán não enfrentam o Náutico na semana que vem. Parada dura nos Aflitos.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 - 33ª RODADA
INTERNACIONAL (2): Muriel; Nei (Élton), Rodrigo Moledo, Índio e Kléber (Fabrício); Josimar, Guiñazu, Fred (Cassiano) e D'Alessandro; Forlán e Rafael Moura. Técnico: Fernandão
PALMEIRAS (1): Bruno; Artur, Maurício Ramos, Henrique e Leandro (Juninho); João Denoni, Wesley (Maikon Leite), Marcos Assunção e Patrick Vieira; Luan (Obina) e Barcos. Técnico: Gílson Kleina
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Data: sábado, 27/10/2012, 16h20; Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL); Público: 11.339; Renda: R$ 119.560,00; Gols: Luan 21 e Fred 34 do 1º; Rafael Moura 9 do 2º; Cartão amarelo: Muriel, Josimar, Fred, D'Alessandro, Forlán, Maurício Ramos e Henrique

Foto: Roberto Vinícius/Futura Press.

Comentários