Noite de favoritos

Animado com a perspectiva de enfrentar um brasileiro, logo após ter eliminado outro, o presidente do Millonarios, Felipe Gaitán, afirmou que o confronto de seu time com o Grêmio era uma espécie de final antecipada da Copa Sul-Americana. Vanderlei Luxemburgo, em sua coletiva pós-jogo, discordou. E tem toda a razão: há o Cerro Porteño de Jorge Fossati, o Independiente campeão de 2010 e os dois times que jogam hoje à noite em Santiago.

A Universidad de Chile, verdade seja dita, não é mais aquela que assombrou o continente na Sul-Americana do ano passado. Fez ainda uma boa Libertadores no primeiro semestre, é tricampeã chilena, mas a derrota categórica para o Santos (que está longe de ser "aquele" também) na Recopa expõe suas dificuldades - o time é apenas 5º colocado no atual campeonato nacional. No entanto, é uma equipe ainda consistente, e que tem a vivência continental: foi semifinalista da Libertadores em 2010 e 2012, e campeã da Sul-Americana em 2011. Nas oitavas, eliminou o Emelec, ganhando em Guayaquil. Há alguns nomes daquele timaço do ano passado ainda em atividade, como Lorenzetti e Aránguiz, além, é claro, do técnico Sampaoli.

O São Paulo é mais time e está num momento muito melhor. Porém, apesar de ser tricampeão mundial e da Libertadores, tem um time menos cancheiro em termos sul-americanos que La U. O clube sabe bem o caminho das pedras, mas muitos de seus jogadores estão sendo apresentados a competições continentais só agora. Isso pode pesar. Mesmo assim, das oito equipes que seguem na competição, é a que vem apresentando melhor desempenho nos últimos tempos. Levando a sério o torneio, é um dos principais favoritos.

Brasileiro
Bom jogo hoje à noite, às 21:50, mesmo horário de U. de Chile x São Paulo: é Atlético-MG x Flamengo. O Galo ainda sonha com o título e pegará um Flamengo mais relaxado com as derrotas de Sport e Palmeiras no fim de semana.

Série B
Com uma goleada de 4 a 0 sobre o Ipatinga, o Goiás pulou para a liderança provisória da Série B, com 70 pontos, muito próximo de confirmar a vaga na elite. A briga é boa.

Comentários