Grandes começam mal

Os campeonatos europeus começaram de forma semelhante aos estaduais brasileiros: com os grandes perdendo. Aqui, isto ocorre porque os times menores não disputam competições até dezembro, começam a preparação bem antes e chegam em janeiro com preparo físico bem superior. Lá, a Eurocopa (terminada em 1º de julho) é que encurta as férias e cria esta distorção, embora menor que em terras brasileiras.

No Inglês, só Chelsea e Manchester City venceram na estreia. O Manchester United perdeu por 1 a 0 para o Everton, o Liverpool levou 3 a 0 do West Bromwich, o Tottenham perdeu por 2 a 1 para o Newcastle e o Arsenal empatou em casa com o Sunderland (0 a 0). Na França, o milionário Paris Saint-Germain jogou a segunda partida e novamente só empatou: depois de um 2 a 2 com o modesto Lorient em casa, um 0 a 0 com o igualmente inexpressivo Ajaccio.

Mas papel pior fizeram os times alemães. Na abertura da Copa da Alemanha, vários times da primeira divisão foram eliminados por equipes muito inferiores. O Hamburgo caiu diante do Karlsruher; o Hertha Berlin perdeu para o Wormatia Worms (quem?); o Nuremberg foi derrotado pelo Havelse; o Eintracht Frankfurt foi goleado por 3 a 0 pelo inexistente Erzgebirge Aue; o Hoffenheim perdeu para o BAK '07; e a maior das zebras foi a derrota do Werder Bremen para o Preusser Münster, por 4 a 2.

Na Espanha, o Real Madrid começou empatando em 1 a 1 com o Valencia, no Santiago Bernabéu. Jonas, ex-Grêmio, fez o gol do time visitante, de cabeça. O Barça, ao menos, patrolou o Real Sociedad por 5 a 1, com dois gols de Messi. Assim como o Barcelona, os holandeses Ajax e PSV começaram suas campanhas na Holanda com goleadas.

Que a temporada siga do jeito que foi este início de temporada: com os favoritos tendo trabalho!

Comentários