Histórico: Portugal x Espanha

Portugal e Espanha se enfrentarão nesta quarta-feira pela oitava vez em um confronto por competições oficiais. Foram quatro partidas por Eliminatórias da Copa, uma pela Copa do Mundo e duas pela Euro. Em sete jogos até hoje são três vitórias espanholas, uma portuguesa e três empates. No último jogo oficial, deu Espanha.

Eliminatórias 1934: Portugal e Espanha foram rivais nas primeiras eliminatórias para a Copa do Mundo da história, em 1934. As partidas foram disputadas em março daquele ano, três meses antes do Mundial da Itália. Deu Espanha: 9 a 0 em Madrid e 2 a 1 em Lisboa.

Eliminatórias 1950: mais uma vez, os dois rivais ibéricos ficaram frente a frente em uma disputa direto para ver quem ia à Copa. E deu Espanha de novo: após aplicar 5 a 1 em Madrid, o time espanhol arrancou um 2 a 2 em Lisboa e foi ao Mundial do Brasil, onde conquistaria o quarto lugar.

Euro 1984: em Marselha ocorreu o primeiro encontro entre os países ibéricos numa Eurocopa, pela segunda rodada da fase de grupos. Sousa abriu o placar para Portugal, aos 7 do segundo tempo, mas Santillana empatou, aos 28. Ambas seleções acabaram se classificando às semifinais, eliminando a poderosa Alemanha e a Romênia. Os espanhóis seriam vice-campeões, perdendo para a anfitriã França, de Michel Platini.



Euro 2004: confronto decisivo pela última rodada da primeira fase da Euro disputada em solo lusitano. Portugal só passaria se vencesse a Espanha. Um gol solitário de Nuno Gomes, aos 12 minutos do segundo tempo, classificou o time de Felipão junto com a Grécia, eliminando os espanhóis na primeira fase.

Copa do Mundo 2010: a última vez que as duas equipes se enfrentaram foi pela Copa do Mundo de 2010. A Espanha venceu por 1 a 0, gol de Villa, e se classificou para pegar o Paraguai nas quartas de final, sedimentando a caminhada rumo ao inédito título mundial.

Comentários

Davi disse…
O jogo contra o Galo de Ronaldonho sera o verdadeiro teste pro Gremio pois o Flamengo é ridiculo. já o Galo não é um grande time mas está bem acertado, uma boa vitoria confirmmara que o time está mesmo bem.