Histórico: Alemanha x Itália

Alemanha e Itália são gigantes do futebol europeu desde que a bola é redonda. Por isso, nunca se enfrentaram em fases eliminatórias de torneio algum, mas apenas em campeonatos majoritários. Foram cinco confrontos em Copas do Mundo e dois pela Eurocopa. A vantagem é toda italiana: foram 3 vitórias e 4 empates. A Azzurra nunca foi derrotada por sua maior adversária europeia em partidas oficiais.

Copa do Mundo 1962: o primeiro confronto entre os gigantes europeus ocorreu, curiosamente, em solo sul-americano: foi na estreia da Copa do Chile, há 50 anos. Diante de 65 mil pessoas no Estádio Nacional, em Santiago, alemães e italianos ficaram no 0 a 0.

Copa do Mundo 1970: o mais marcante jogo da história do duelo e tido como o mais emocionante em todos os tempos das Copas do Mundo ocorreu pela semifinal do Mundial disputado no México. A Itália abriu o placar com Boninsegna, aos 7 minutos de jogo, e parecia levar a vantagem até o final, quando Schnellinger empatou, aos 44 do segundo tempo. Na prorrogação, os 30 minutos mais sensacionais da Copa de 1970: Gerd Müller pôs os alemães na frente, aos 3 minutos, mas Burgnich empatou, aos 7. No fim do primeiro tempo da prorrogação, Riva virou de novo para os italianos. Gerd Müller empatou aos 5 do segundo tempo, mas Rivera decretou a vitória italiana no minuto seguinte: Itália 4 a 3. Franz Beckenbauer jogou com uma tala após deslocar o ombro ao sofrer uma falta. Uma partida mítica.



Copa do Mundo 1978: pela abertura da segunda fase, Alemanha e Itália empataram sem gols no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O confronto acabou sendo uma prévia da decisão da Copa de 1982: 9 dos 22 jogadores que participariam da decisão do Mundial da Espanha disputaram a partida.

Copa do Mundo 1982: o mais importante de todos os jogos entre Itália e Alemanha ocorreu pela final da Copa de 1982. No Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, o título valia a entrada no clube dos tricampeões mundiais. Deu Itália, 3 a 1. Todos os gols ocorreram no segundo tempo: Paolo Rossi abriu o placar aos 11 minutos, Tardelli ampliou aos 23 e Altobelli matou de vez os alemães aos 35. Breitner fez o gol de honra da equipe germânica, aos 37.



Eurocopa 1988: na Euro disputada em solo alemão, os dois rivais se enfrentaram na primeira partida da competição. O jogo acabou empatado em 1 a 1: Mancini fez o gol da Itália aos 7 do segundo tempo após bobeada da zaga alemã, e Brehme empataria três minutos depois, em falta em dois toques dentro da área.



Eurocopa 1996: a única vez que a Alemanha eliminou a Itália, ainda assim não em confronto eliminatório, mas em uma fase de grupos. Os italianos precisavam vencer a partida, mas um empate em 0 a 0 no Old Trafford, em Manchester, acabou classificando a República Tcheca, que seria vice-campeã justamente para a Alemanha na decisão.

Copa do Mundo 2006: o último confronto oficial foi o mais traumático para os alemães. Na semifinal da Copa disputada na Alemanha, os italianos venceram por 2 a 0, com gols de Grosso e Del Piero, no finzinho da prorrogação, em Dortmund, encerrando o sonho do tetracampeonato mundial dos donos da casa. A Itália seria campeã nos pênaltis, diante da França, cinco dias depois.

Comentários