Ele enfim deu as caras

Mais uma rodada dupla decisiva, de paralelismo nervoso. A Alemanha terminou o Grupo B da Euro com 9 pontos, e a Holanda com zero. Mas, em determinado momento do domingo, os alemães ficaram a um gol de serem eliminados. E os holandeses a um gol de se classificarem.

A Holanda saiu na frente aos 11 minutos, com Van der Vaart. O resultado eliminava tanto a Laranja como os portugueses, que viam a Dinamarca empatar com os alemães. Podolski abriu o placar, o que reclassifica os lusitanos. A Dinamarca empatou, mas logo a seguir Portugal também. Assim terminaram os primeiros tempos: 1 a 1 duplo, com Alemanha e Portugal seguindo adiante.

O segundo tempo correu nervoso, e somente no final a classificação tomou contornos definitivos. O gol de Cristiano Ronaldo, seu segundo no jogo e na Euro, eliminava de vez a Holanda, que precisaria de três gols. Mas um gol que a Dinamarca marcasse eliminaria, vejam só, a favoritíssima Alemanha, que parecia estar tranquila. O gol de Bender, aos 34, garantiu a tranquilidade aos germânicos.

Algumas constatações precisam ser feitas: a Alemanha passou fácil pelo Grupo da Morte. Venceu seus jogos sempre por um gol de diferença, mas fez 100% de aproveitamento, e será a única seleção da primeira fase a conseguir este feito - e justamente no grupo mais difícil. A equipe de Löw tem o melhor elenco, a melhor mecânica de jogo e os melhores resultados. É o time a ser batido nos mata-matas -e, por mais que a mística de 2004 deva ser considerada, não é a Grécia quem parece ter condições de impedir o título.

Portugal, por sua vez, cresce. Cristiano Ronaldo, enfim, deu as caras no momento decisivo, virando um jogo difícil e importantíssimo. Os portugueses chegam bem para as quartas, até com leve favoritismo sobre a República Tcheca, mesmo sendo ela uma campeã de chave.

A Holanda, por outro lado, é a maior decepção da Eurocopa em muitos anos. Cair no Grupo da Morte é normal, mas ser vice-campeã mundial e perder todas as partidas da chave é vergonhoso. Ninguém desaprendeu. Será que só os problemas de relacionamento do elenco explicam este fracasso tão terrível? Há muita a coisa a ser repensada para as Eliminatórias. Mas não por Bert van Marwijk, que dificilmente continuará como técnico na caminhada a 2014.


Comentários

Lourenço disse…
Às armas, heróis do mar!