Bonito?

A tal Espanha que joga bonito não deu as caras nesta Eurocopa. À exceção da vitória sobre a Alemanha, também não foi à Copa de 2010. Talvez tenha encerrado as atividades na Euro de 2008, após aqueles fantásticos e incontestáveis 3 a 0 sobre a Rússia, de Arshavin, na semifinal. Uma coisa, porém, não se pode falar: que não é um time competitivo.

A Espanha troca passes à exaustão, o que irrita a muitos (eu, inclusive), mas é uma estratégia correta a um time que joga sem centroavante e que tem na habilidade pessoal de seus jogadores seu principal trunfo. Não acho bonito este estilo. Ele foi aplicado, com jogadores menos brilhantes, pelo Brasil de 1994. Em nada ele se refere ao Barcelona, que é um time mais veloz simplesmente porque tem um jogador que é mais rápido com a bola nos pés, no raciocínio e em tudo, que é Lionel Messi.

Ontem, o estilo espanhol esbarrou na extrema eficiência portuguesa. Xavi não teve liberdade de movimentos, por exemplo. Os meio-campistas lusitanos são do tipo que marcam e jogam, e ontem executaram isso com perfeição. O jogo foi todo equilibrado. No primeiro tempo, tínhamos uma Espanha tentando impor seu estilo paciente de jogar, sem obter sucesso. Portugal marcava melhor e era mais rápido quando tinha a bola. Era mais ameaçador. Esteve mais perto de vencer, inclusive.

O segundo tempo teve menos emoções. A Espanha seguia sem levar perigo, mas diminuía as chances dos contra-ataques portugueses. As melhores chegadas dos lusitanos paravam em faltas, sempre desperdiçadas por Cristiano Ronaldo. Cenário diferente do que se viu na prorrogação, quando os espanhóis dominaram o jogo e tiveram as melhores chances.

Nos pênaltis, Rui Patrício abriu a série defendendo a cobrança de Xabi Alonso como quem estudou o cobrador, caindo com certeza para o canto esquerdo. Mas João Moutinho, um dos melhores em campo, telegrafou e deixou tudo igual, na defesa de Casillas, até Bruno Alves chutar no travessão. Deixar o melhor jogador cobrar no fim, como Cristiano Ronaldo ontem, é arriscar que ele não bata. Embora Ronaldo perca muitos pênaltis, foi uma estratégia equivocada do ótimo Paulo Bento, talvez seu único equívoco em toda a Euro, e que mesmo assim não pode ser considerado determinante para a eliminação portuguesa.

A Espanha chega na final com as armas que tem. É um time de jogadores brilhantes tecnicamente, mas sem um finalizador, e por isso toca demais e chuta de menos. Não faz um jogo bonito, ao menos para o meu gosto, mas é extremamente eficiente a seu modo. Bem diferente dos tempos onde a Fúria amarelava, chega para a decisão como time mais experiente. Mas Itália e Alemanha podem fazer frente. Portugal fez ontem.

Eurocopa 2012 - Semifinal
27/junho/2012
PORTUGAL 0 x ESPANHA 0
Decisão por pênaltis: Portugal 2 x Espanha 4
Local: Donbass Arena, Donetsk (UCR)
Árbitro: Cuneit Çakir (TUR)
Público: 48.000
Cartão amarelo: Bruno Alves, Pepe, Miguel Veloso, Fábio Coentrão, João Pereira, Xabi Alonso, Ramos, Busquets e Arbeloa
PORTUGAL: Rui Patrício (7,5), João Pereira (6), Pepe (7,5), Bruno Alves (6) e Fábio Coentrão (6,5); Miguel Veloso (6) (Custódio, intervalo da prorrogação - sem nota), Raul Meireles (6) (Varela, 7 do 2º da prorrogação - sem nota) e João Moutinho (7); Nani (6), Hugo Almeida (5,5) (Nélson Oliveira, 35 do 2º - 5) e Cristiano Ronaldo (6,5). Técnico: Paulo Bento
Cobranças: João Moutinho (defendido), Pepe (gol), Nani (gol) e Bruno Alves (travessão)
ESPANHA: Casillas (7), Arbeloa (5), Ramos (7), Piqué (6,5) e Alba (7); Busquets (6), Xabi Alonso (6) e Xavi (6) (Pedro, 42 do 2º - 5,5); Silva (4,5) (Navas, 15 do 2º - 5,5), Negredo (4,5) (Fabregas, 8 do 2º - 6) e Iniesta (6,5). Técnico: Vicente del Bosque
Cobranças: Xabi Alonso (defendido), Iniesta (gol), Piqué (gol), Ramos (gol) e Fabregas (gol)


Comentários

Vine disse…
Não entendi porque colocar o Negredo ao invés do Torres.
Mas foi triste ver que os 4 zagueiros presentes no jogo bateram pênaltis.
No fim, valeu por colocar mais fogo nessa rivalidade que eu nunca havia percebido como é forte. Dava para sentir a entrega dos dois times.
Vine disse…
http://9gag.com/gag/4622221