Estreia consistente

O Internacional começou muito bem o Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, se impôs ao time misto do Coritiba como favorito que era, venceu por 2 a 0 e poderia ter aberto diferença ainda maior. Melhor que o resultado, no entanto, só o desempenho do time, especialmente dos quatro homens de frente: Dátolo, Oscar, Dagoberto e Leandro Damião.

Desde o início ficava claro que a movimentação dos três meias seria o grande trunfo colorado na partida. Em princípio, Oscar ficava pela direita, Dátolo pela esquerda e Dagoberto, curiosamente, no centro. Mas todos eram vistos em todos os lados. Dorival Júnior, por certo, deu liberdade a eles para se movimentarem e confundirem a marcação. Aos 3 minutos, uma boa jogada de Dátolo já quase redundou em gol. Aos 8 saiu o gol, em lance que nada teve a ver com os articuladores, no entanto: Leandro Damião, no melhor estilo rompedor, passou como um trator pelos zagueiros, deu uma meia-lua curta em Emerson e fez um golaço.

O Inter seguiu tendo o controle do jogo, mas diminuiu o ritmo. O Coxa começou a se soltar aos poucos, mas nunca foi superior. Chegava bem raramente, sempre em bons contra-golpes puxados por Renan Oliveira e Lincoln. Mas Everton Costa, aquele ex-Grêmio e Inter, não deu sequer um chute a gol. Nada estranho para quem acompanha seu futebol desde 2007.

O segundo gol foi uma pintura. Dátolo, Dagoberto, Damião e a parede, Dagoberto e a conclusão de primeira: 2 a 0, quando o Coritiba ameaçava equilibrar a partida. Marcelo Oliveira voltou do intervalo com uma proposta mais ofensiva, soltando Renan Oliveira. Seu time teve mais posse de bola, mas agredia pouco. Faltava qualidade ao mistão do Coxa. Quando o técnico tirou Renan Oliveira, melhor do time no jogo, para colocar Marcel, pôs a pá de cal nas já minguadas chances alviverdes: deixou a equipe sem meio-campo, isolou o ataque e deu espaços ao Inter. A goleada não veio por capricho.

O resultado e a atuação foram consistentes. O Inter começa o Brasileirão com vitória em casa, e não poderia ser diferente. Nei já enxergou bem a situação atual: a equipe tem que somar pontos e aproveitar que muitos dos concorrentes ao título estão jogando competições paralelas. São Paulo, Corinthians e Santos, só para citar três destes clubes, já perderam pontos hoje.

Campeonato Brasileiro 2012 - 1ª rodada
20/maio/2012
INTERNACIONAL 2 x CORITIBA 0
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Público: 22.039
Renda: R$ 285.750,00
Gols: Leandro Damião 8 e Dagoberto 37 do 1º
Cartão amarelo: Oscar, Dátolo, Dagoberto, Leandro Damião, Emerson, Lucas Mendes e Lincoln
INTERNACIONAL: Muriel (5,5), Nei (5,5), Rodrigo Moledo (6,5), Índio (6) e Fabrício (5); Elton (5,5), Guiñazu (6), Oscar (6), Dagoberto (7,5) (Marcos Aurélio, 37 do 2º - sem nota) e Dátolo (6,5) (João Paulo, 29 do 2º - 5,5) (Bolatti, 45 do 2º - sem nota); Leandro Damião (7). Técnico: Dorival Júnior
CORITIBA: Vanderlei (5,5), Gil (5,5), Emerson (4,5), Démerson (5) e Lucas Mendes (5,5); Willian (4,5) (Sérgio Manoel, intervalo - 5), Júnior Urso (5,5), Renan Oliveira (6) (Marcel, 23 do 2º - 4,5) e Lincoln (5,5); Everton Costa (4) e Anderson Aquino (4,5) (Everton Ribeiro, intervalo - 5,5). Técnico: Marcelo Oliveira


Comentários

André Egg disse…
Vicente,

concordo com toda a análise feita.

Menos o seguinte: em primeiro lugar, não vejo que o Renan Oliveira tenha sido o melhor jogador alvi-verde. A meia-lua de Damião foi em Demerson (camisa 4), não em Emerson (camisa 3). Aliás, pode reparar que Damião não passou por Emerson nenhuma vez.

Outra coisa: não entendo as notas atribuídas aos jogadores. Damião ganhou o jogo praticamente sozinho e ficou apenas com nota 7?

Everton Costa chutou uma vez a gol, marcando gol legítimo e mal anulado. Foi irregular em 2011 no Coxa, mas vem jogando bem depois que voltou de contusão em 2012.
Vicente Fonseca disse…
André, as notas seguem o estilo da Bola de Prata da Placar, são rigorosas mesmo. O Damião, pela Placar, ganhou 7,5. Só meio ponto mais do que eu dei. Achei o Dagoberto melhor que ele neste jogo.

Quanto ao gol do Everton, acho que estava um pouco à frente da linha de zagueiros e, portanto, impedido.