Repetitivo

É complicado analisar um jogador como Neymar. Após a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, em pleno Morumbi, resultado que classificou o Santos pela segunda vez seguida à final do Paulistão ganhando do Tricolor fora de casa, o craque santista garantiu que já teve partidas melhores com a camisa alvinegra. Detalhe: ele fez os três gols do jogo. Um de pênalti e outro num frangaço de Dênis, ok. Mas o outro, um golaço, já seria suficiente para classificá-lo como um jogador absolutamente decisivo.

No atual momento que vive, Neymar faz do Santos o favorito a vencer todos os campeonatos que disputa. O estadual será decidido com o Guarani, que bateu a Ponte Preta no derby por 3 a 1. Mas a Libertadores, mesmo com a desvantagem que o Bolívar aplicou ao Peixe nas oitavas, está incluída nesta lista.

No Rio de Janeiro, o Vasco perdeu o título do turno pela segunda vez seguida ao ser derrotado por 3 a 1 na final. Desta vez para o Botafogo, que chegou à decisão da Taça Rio com menos pompa que o rival, mas o bateu com naturalidade. O Fogão, aliás, tem uma desvantagem enorme no geral do confronto com os cruz-maltinos, mas vence a maioria das decisões que disputa. Fará a final carioca com o Fluminense, algo que não acontecia há 37 anos.

Em Minas, o Cruzeiro está fora da decisão, o que não surpreende tanto pelo fato de a equipe de Vagner Mancini vir mal desde o ano passado. O América/MG, que venceu as duas semifinais (3 a 2/2 a 1) decide o título com o Atlético/MG com chances razoáveis de ser o campeão.

Em Santa Catarina, final que ocorria desde 1999: Figueirense x Avaí, o clássico de Florianópolis. No Goiano, a esperada decisão entre Goiás x Atlético/GO. Na Bahia, Ba-Vi. No Paraná, Atle-Tiba.

E os estaduais, enfim, vão chegando aos seus momentos decisivos. Finalmente!

Em tempo:
- O Porto é bicampeão português. Fez 2 a 0 no Marítimo e viu o Benfica empatar em 2 a 2 com o Rio Ave. Tem 6 pontos de distância a duas rodadas do fim, mas como foi melhor que o rival nos confrontos diretos, já é o dono da taça.


Comentários