A outra Copa também esquenta


As dificuldades começam a aumentar. Ontem, Cruzeiro e Vitória quase foram eliminados por Chapecoense e ABC na Copa do Brasil. O time mineiro levou um susto, mas conseguiu recuperar-se bem. Os baianos só viraram no finzinho, em cima da hora. Ganham moral para enfrentar um Botafogo com a crista baixa, que não passou de um 0 a 0 contra o bom Guarani, mas com má atuação.

Falta, ainda, Bahia x Remo para termos as oitavas completos. Em Belém deu Remo, 2 a 1. Hoje é em Salvador. Mesmo assim é possível projetarmos a próxima fase, que é quando a Copa do Brasil de fato começa a esquentar.

Palmeiras x Paraná: o time paulista é favorito. Não vem atuando tão bem como em fevereiro e março, mas tem mais recursos que o Paraná, que sofreu para eliminar o Ceará com dois empates e joga a segundona tanto no Paranaense como no Brasileirão.

Cruzeiro x Atlético/PR: confronto muito equilibrado. O fato de o Atlético/PR estar na Série B não é prerrogativa de inferioridade. A equipe ganhou o primeiro turno no Paranaense, despachou o Criciúma com grande autoridade e enfrenta um Cruzeiro ainda capenga, extremamente tradicional na Copa do Brasil, mas longe dos elencos qualificados dos últimos anos.

Grêmio x Fortaleza: o time gaúcho é favorito. Passou sem grandes transtornos pelas duas primeiras fases, ganhando os quatro jogos disputados, e vem crescendo aos poucos. O Fortaleza, no entanto, inspira cuidados. Eliminou o Náutico com uma goleada em casa e pode surpreender se o time de Luxemburgo não tomar cuidado.

Bahia/Remo x Portuguesa: passando pelo Remo, o Bahia entra com leve favoritismo sobre a Lusa, pois vive bom momento com Falcão, ao contrário do time paulista, que caiu para a segunda divisão de seu estadual. Se o Remo mantiver a vantagem que tem, é confronto equilibrado com os paulistas.

São Paulo x Ponte Preta: a Ponte não é mais aquela, vice-campeã da Série B em 2011, mas pode fazer frente. No entanto, o São Paulo é bem melhor. Como é um confronto doméstico, há um equilíbrio um pouco maior do que a disparidade de forças sugere.

Atlético/MG x Goiás: o Galo é mais time, mas o Goiás faz um bom começo de temporada. Embora o time mineiro leve o favoritismo, é um duelo que promete grande disputa e equilíbrio. O Goiás, assim como o Guarani e o Atlético/MG, é um dos maiores candidatos a voltar ao Brasileirão em 2013.

Coritiba x Paysandu: não há como não dizer que o Coxa é favorito, mas a equipe paranaense não vive dias tão bons como em 2011. E o Paysandu vem com o cartaz de ter escorraçado o Sport da Copa do Brasil. Confronto perigoso.

Botafogo x Vitória: o Fogão costuma se dar mal contra o Vitória, mas neste caso é melhor time. Mesmo assim, o rubro-negro baiano tem tradição e pode passar adiante, embora não seja minha aposta.

Comentários

Lourenço disse…
Seria sensacional um Grêmio x Paysandu na final.