Mudando o Gre-Nal desde já

Antes de mais nada, preciso reconhecer: não vejo em Oscar o fenômeno que muitas apregoam. Mas é, sem dúvida, um jogador muito talentoso, com potencial para crescer mais, quando estiver pronto. Teve desempenho consistente para um jovem de 20 anos em 2011, com participação decisiva no título do Mundial Sub-20 brasileiro, e começou bem 2012 até o imbróglio jurídico que envolve o São Paulo.

Por tudo isso, o habeas corpus concedido ao atleta para que ele volte a atuar pelo Colorado é importantíssimo. Sua participação no Gre-Nal está condicionada à sua presença no BID da CBF nesta sexta. Sem D'Alessandro, o Inter precisa de alguém com criatividade no setor de articulação. Dátolo é veloz e perigoso, Tinga é dinâmico, mas nenhum deles é criativo. Oscar, mesmo sem ritmo de jogo, é. Já é um grande alento.

Caso ele possa mesmo atuar no clássico, isto certamente interfere no trabalho que Vanderlei Luxemburgo realiza para pensar o Grêmio que jogará no domingo. Um time mais ofensivo, como se chegou a especular (com Bertoglio, Miralles e Moreno), por certo, será descartado. O adiantamento de Fernando, que interferiria no setor de contenção, também já se tornaria um risco - afinal, a marcação no meio é o que de mais sólido tem o Tricolor. Isso sem falar no fator psicológico: o time da Azenha estava visivelmente aliviado por não ter que enfrentar D'Alessandro. Com Oscar, volta a redobrar a atenção - o que não necessariamente é ruim, pelo contrário.

Mas isso tudo só vale se Oscar aparecer no BID a tempo. Caso isso ocorra, dificilmente Dorival Júnior abrirá mão dele, mesmo que não tenha ritmo de jogo. Afinal, como vimos quarta-feira, a criação de jogadas sem Oscar e D'Alessandro se complica demais. Qualquer time brasileiro que perdesse ambos, por sinal, sofreria do mesmo jeito - talvez à exceção do Santos, que tem um fora-de-série no ataque.

Em tempo:
- Final espanhola na Liga Europa. O Athletic Bilbao, um dos times mais interessantes do Velho Continente, bateu o Sporting por 3 a 1 após ter perdido por 2 a 1 em Lisboa e garantiu sua vaga. Seu tocaio de Madrid fez 1 a 0 no Valencia em pleno Mestalla após os 4 a 2 aplicados semana passada e também chegou lá. Será um jogaço, dia 9, em Bucareste. O Atlético Madrid já havia me chamado a atenção em fevereiro, quando bateu o bom time da Lazio, em Roma, com facilidade. Grande jogo por vir, a exemplo da final da Champions.

- Coritiba encaminhou vaga no Couto Pereira. Fez 3 a 0 no Paysandu no primeiro tempo, sofreu um gol, mas fez outro no fim. Os 4 a 1 são consistentes, representam grande vantagem para o jogo de Belém. Quem passar pega Botafogo ou Vitória nas quartas. Ponte Preta x São Paulo foi adiado devido às chuvas. Uma sensata raridade.

Comentários

Lique disse…
a atuacao do llorente ontem foi demais. merece a conferida nos melhores momentos. cogitado no barca.