Brasileirão 2012: Atlético/MG

O Campeonato Brasileiro 2012 começa daqui a 19 dias. Como sempre, o Carta na Manga fará extensa cobertura do maior torneio de clubes do país. Começamos hoje uma série apresentando os 20 clubes, um em cada dia, até 19 de maio, quando inicia o certame.

Ao contrário dos últimos anos, quando gastou rios de dinheiro em times que não levaram a nada, o Atlético/MG planejou 2012 com a velha fórmula do "bom e barato". O principal reforço para a temporada foi o meia Danilinho, destaque do time na campanha de retorno à Série A, em 2006, que estava no mexicano Tigres. Além dele, Escudero, ex-Grêmio, chegou e vem tendo boas atuações. Dois bons jogadores, mas longe do naipe de estrelas como Diego Souza, Daniel Carvalho e outras que acabaram fracassando.

O principal jogador neste começo de temporada, no entanto, veio no fracassado 2011: André, ex-Santos, é um dos principais artilheiros do Brasil nestes primeiros quatro meses de ano. O elenco conta também como nomes como Réver (ex-Grêmio), Mancini, Pierre (ex-Palmeiras) e Guilherme (ex-Cruzeiro), este um rotundo fracasso até o momento.

A campanha até agora é boa, mas nada empolgante. O Atlético/MG é finalista no Campeonato Mineiro, onde se mantém invicto, mas está correndo sério risco na Copa do Brasil, onde levou 2 a 0 do Goiás no jogo de ida das oitavas de final. A equipe precisa vencer por três gols de diferença nesta quinta-feira para não comprometer o principal objetivo deste primeiro semestre. Outro indicativo ruim, apesar da sólida campanha, foi ter cedido o empate para o Cruzeiro quando vencia o clássico por 2 a 0.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO
Sede: Belo Horizonte (MG)
Estádio: Arena do Jacaré (25.000 lugares)
Técnico: Cuca
Tem time para...: chegar na Sul-Americana e tentar Libertadores
Melhor campeonato: 1971 (campeão)
Top 4 no Brasileiro: 13 vezes
Últimos 10 Brasileiros
2002 - 8º lugar
2003 - 7º lugar
2004 - 19º lugar
2005 - 20º lugar
2006 - Campeão da Série B
2007 - 8º lugar
2008 - 12º lugar
2009 - 7º lugar
2010 - 13º lugar
2011 - 15º lugar

Comentários

mateus disse…
kd krta n'mesa?
Lourenço disse…
Sensacionais esses posts.
Vicente Fonseca disse…
Mateus, saímos do estúdio da Fabico e estamos procurando outro para gravar o programa.

Valeu, Lourenço. Sei que tu curte. dhdshdshds
Zezinho disse…
Gravem no estúdio da PUC em retaliação :P

Bah, Galo menos estrelado e mais operário do que em anos anteriores. Só tem que ver se isso não será ainda pior que as últimas campanhas.

E o Leandro Donizete e muito bom volante