Uma geral pelos estaduais

Hoje encerra-se o primeiro trimestre de futebol de 2012, e os principais estaduais do país estão chegando aos momentos decisivos. O Carta na Manga traz, agora, um apanhado de como andam as disputas nos principais campeonatos regionais do país. Entram aqui aqueles que possuem representantes na Série A do Campeonato Brasileiro.

São Paulo
Faltam três rodadas para acabar a primeira fase, que classifica 8 dos 20 times aos mata-matas. Seis equipes já estão garantidas: São Paulo (37), Corinthians (37), Palmeiras (35), Santos (33), Mogi Mirim (31) e Guarani (30). Ponte Preta (28) e Bragantino (26) só não se classificam por milagre. Com a classificação praticamente definida, a questão agora é saber os emparceiramentos do mata-mata. A Portuguesa, da elite nacional, faz péssima campanha: é 15ª colocada, mas não deve cair. Destaque negativo para os times de Ribeirão Preto, Botafogo e Comercial, que ocupam as duas últimas colocações.

Rio de Janeiro
Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense já está na final. Faltam três rodadas para acabar a Taça Rio, e o Tricolor estaria fora da semifinais, mas ainda briga. No Grupo A, Botafogo (13), Flamengo (12) e Macaé (12) lutam por duas vagas. No B, o Bangu (9) lidera, com o Vasco (8) no encalço. O Flu tem 6 pontos. A situação banguense, aliás, é curiosa: é o líder da chave e estaria se classificando, mas como teve péssima campanha no primeiro turno, estaria também sendo rebaixado. Coisas do formulismo.

Rio Grande do Sul
O Caxias já está na final, por ter sido campeão da Taça Piratini. Neste segundo turno, Internacional e Grêmio dominam. Ambos já estão classificados com duas rodadas de antecedência para os mata-matas, e apenas duelam para ver quem faz pontos e traz um possível Gre-Nal futuro para casa. No momento, o Tricolor tem dois pontos de vantagem sobre o Colorado. No Grupo 1, a briga pelas outras três vagas envolvem seis times. No Grupo 2, todos os outros 7 têm possibilidades. Pela disputa por vaga na Série D, Veranópolis (25) e Novo Hamburgo (22) são os envolvidos. Contra o rebaixamento, ainda há sete clubes que podem cair. O Canoas é o Bangu gaúcho: estaria hoje se classificando e caindo ao mesmo tempo.

Santa Catarina
O Figueirense ganhou o primeiro turno e já está na fase final. O segundo turno, que já teve seis das nove rodadas, é liderado pelo Criciúma (15), mas o Figueirense (13) e o Joinville (13) seguem de perto. Pela classificação geral, Chapecoense (27) e Avaí (25) estariam se classificando também, mas o Metropolitano (25) segue muito vivo. Brusque e Marcílio Dias já estão rebaixados.

Paraná
Outra disputa equilibradíssima. O Atlético/PR já ganhou o primeiro turno e está na decisão. A briga pelo titulo do segundo turno envolve Londrina (15), Coritiba (15), Atlético/PR (13) e Operário/PR (13). Faltam cinco rodadas ainda. Iraty e Paranavaí devem ser os rebaixados.

Goiás
Faltando três rodadas para acabar a primeira fase, Goiás (36) e Atlético/GO (32) já estão classificados. As outras duas vagas às semifinais devem ficar com CRAC (23) e Vila Nova (22). Morrinhos (13) e Anapolina (12) estariam caindo.

Bahia
O Bahia (42) está disparado na frente, classificadíssimo. Vitória (33) e Feirense (32) estão encaminhados. A quarta vaga é disputada por Bahia de Feira (29), Vitória da Conquista (27) e Atlético de Alagoinhas (26). O tradicional Fluminense de Feira (13) está caindo, ao lado do Itabuna (11).

Minas Gerais
Torneio curto, porém maçante. O Atlético/MG (24) lidera, com 100% de aproveitamento. O Cruzeiro (21) também está classificado, e o América/MG (18) está bem encaminhado. A quarta vaga dificilmente escapa das mãos do Tupi (16), campeão da Série D do ano passado. O Boa Esporte, que quase subiu para a Série A, é apenas o 8º colocado entre 12 times. América de Teófilo Otoni (4) e Democrata de Governador Valladares (1) estão caindo. Faltam três rodadas.

Pernambuco
Em 19 rodadas de uma primeira fase longa e enfadonha, os classificados já são conhecidos, e óbvios: Sport (41), Salgueiro (39), Santa Cruz (38) e Náutico (35). Como o América (7) já está rebaixado, as últimas três rodadas servirão apenas para definir o outro rebaixado (está entre Araripina e Belo Jardim), além dos emparceiramentos das semifinais.

Comentários

Vine disse…
Sempre tem federações estaduais piores que a FGF pra fazer compeonatos regionais tão ruins ou piores que o longo Gauchão. Coritiba larga em vantagem pro Brasileirão...