Um domingo rojo

Clássico é clássico em qualquer lugar. Aqui ao lado não é diferente. Neste domingo, os dois maiores campeões da Taça Libertadores se defrontaram em situações muito diferentes na Bombonera. O Boca Juniors, líder do Clausura e campeão do Apertura, invicto há 33 jogos pelo campeonato nacional; o Independiente, fragilizado, lanterna, com quatro derrotas nos quatro primeiros jogos. E deu Rojo.

O destaque foi o centroavante Farías. Após fracassar no Cruzeiro, o ótimo camisa 9 parece ter voltado aos seus melhores tempos de River Plate. O roteiro foi fantástico: Vidal fez logo a um minuto e Ferreyra ampliou aos 7: 2 a 0 Independiente. Roncaglia descontou, três gols em 13 minutos de clássico. Farías fez 3 a 1 aos 32 e Riquelme descontou novamente no finzinho do primeiro tempo.

O Boca veio com tudo no segundo tempo e empatou aos 6 minutos, com Roncaglia. Ledesma virou aos 29, levando a Bombonera à loucura. Quando tudo parecia crer que seguiria o sucesso azul y oro e o martírio rojo, Farías empatou aos 44. Faltando dez segundos para o fim, aos 49'50", Farías encobriu Orión e fez o golaço antológico que decretou o 5 a 4. Placar que, se bem trabalhado, pode ser o turning point do Independiente neste campeonato. A equipe segue na lanterna, entretanto.

A liderança agora é do Tigre, com 13: fez 2 a 0 no Banfield, fora de casa. O Estudiantes fez 1 a 0 no Lanús e foi a 11. O Boca tem 10, em terceiro. Pode ser ultrapassado pelo Vélez nesta segunda. O rival do Independiente também se recuperou na rodada: com um belo 3 a 0 sobre o All Boys, o Racing ganhou cinco posições e já é 14º.

Paulista: belíssima vitória do invicto Palmeiras (2º, 29): 6 a 2 no Botafogo/SP (17º, 9), em Ribeirão Preto. O São Paulo (3º, 28) venceu a irreconhecível Portuguesa (14º, 14) e encostou de novo na briga pela ponta.

Carioca: Ronaldinho fez pela primeira vez um gol em clássico carioca, mas foi expulso. Vitória importantíssima do Flamengo no Fla-Flu: 2 a 0. Hoje, após três das oito rodadas da Taça Rio, ambos estariam eliminados.

Pernambucano: rivais se ajudaram na rodada. Graças ao Santa Cruz (4º, 26), que fez 2 a 0 no Salgueiro (2º, 34), o Sport (1º, 36) assumiu a liderança. E graças ao Náutico (3º, 33), que segurou o Petrolina (6º, 22) com um empate em 1 a 1, o Santa ganhou certa folga na zona de classificação.

Alemão: distância entre Borussia Dortmund (1º, 56) e Bayern München (2º, 51) cai de 7 para 5 pontos. O Borussia ficou no 0 a 0 com o Augsburg (16º, 23), enquanto o Bayern goleou o Hoffenheim (12º, 30): 7 a 1.

Português: a briga esquentou de vez, graças ao tropeço do Porto (1º, 53), que empatou em casa com a Acadêmica (10º, 23), 1 a 1. Benfica e Braga estão agora um pontinho atrás.

Inglês: finalmente, o Manchester United (1º, 67) ultrapassou o Manchester City (2º, 66). A equipe de Ferguson fez 2 a 0 no West Bromwich (13º, 35) e aproveitou o tropeço do rival, que perdeu para o Swansea (12º, 36) por 1 a 0. Faltam dez rodadas para o término da Premier League.

Italiano: a Juventus tem tudo para ser vice-campeã invicta. A equipe de Turim empatou pela quarta vez seguida, desta vez em 0 a 0 com o Genoa (13º, 33), e ficou nos 53 pontos. O Milan (1º, 57) aproveitou e bateu o Lecce (18º, 25), abrindo quatro pontos de vantagem num torneio que parecia destinado à Vecchia Signora.

Em tempo:
- "Quiero vale cinco", a manchete genial do Olé.


Comentários