29 dias de grande melhora

Há exatamente um mês, o Grêmio perdia para o São José por 2 a 1, na última rodada da primeira fase da Taça Piratini. A atuação desastrosa, aliada aos outros maus jogos no começo de ano, derrubava o técnico Caio Júnior. Situação bem diferente da de hoje à tarde.

A evolução é inegável, gritante. Os méritos de Vanderlei Luxemburgo até agora são óbvios, mas o crescimento partiu do Gre-Nal e do time montado por Roger para o clássico. Luxa acertou em manter a estrutura daquele 2 a 1 no Beira-Rio, buscar a repetição de escalação e, em menos de um mês de trabalho, já começa a atingir ótimos resultados.

É claro que o melhor preparo físico em relação ao começo do ano, quando os times do interior geralmente estão voando, precisa ser levado em conta. Mas é simplista enxergar a melhora do Grêmio apenas por aí. A formação consistente proposta por Roger começa a ser aperfeiçoada por Luxemburgo. Há jogadas pelos lados, há aproximação com os atacantes, a segurança defensiva melhorou (embora ainda seja o principal problema do time).

O Veranópolis, que dividia com o Tricolor a melhor campanha deste segundo turno, não foi páreo em momento algum. O primeiro tempo foi um passeio, e o placar só foi 4 a 0 porque Luiz Müller fez ao menos duas grandes defesas, em cabeçada de Marcelo Moreno e numa jogada cara a cara com Kleber. Moreno, aliás, voltou muito bem da lesão no ombro e foi o principal destaque ofensivo do time. Mas quem realmente desequilibrou foram Fernando e Souza, que davam segurança à zaga e uma fluidez excepcional às ações ofensivas.

A única turbulência vivida pelo time da Capital foi do gol de Lê, aos 30 do segundo tempo, em diante. Houve erros defensivos, inclusive individuais, que servem de alerta: embora o time tenha melhorado muito, a zaga ainda é um problema. Porém, antes do gol e das oportunidades criadas pelo baixinho Maranhão, só o Grêmio teve chances para marcar. Luiz Müller evitou o pior. E, mesmo neste período final do jogo, o time continuou criando. Bertoglio, que jogou 30 minutos, foi o responsável por duas chances.

O Gauchão reserva suas surpresas, mas a Dupla começa a sobrar. Por mais que seja temerário projetar tão cedo, as coisas começam a caminhar para um Gre-Nal sensacional decidindo a Taça Farroupilha, com os dois times voando. É esperar e ver se não teremos mais um Caxias no meio do caminho.

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Farroupilha - Grupo 2 - 3ª rodada
18/março/2012
VERANÓPOLIS 1 x GRÊMIO 4
Local: Antônio David Farina, Veranópolis (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Gilberto Silva 1, Marcelo Moreno 19, Fernando 24 e Gabriel 41 do 1º; Lê 30 do 2º
VERANÓPOLIS: Luiz Müller (6,5), Raulen (5), Fred (4), Émerson (4,5) e Emanuel (3,5) (Fininho, 20 do 2º - 5); Marcos Rogério (4,5), Paulinho Dias (4), Eduardinho (5,5) e Leandro Diniz (4,5) (Maranhão, intervalo - 5,5); Danilo Santos (4,5) (Diogo Oliveira, 33 do 2º - sem nota) e Lê (5). Técnico: Gilmar dal Pozzo (3,5)
GRÊMIO: Victor (6,5), Gabriel (7), Werley (5,5), Gilberto Silva (6) e Júlio César (5,5) (Pará, 31 do 2º - 5,5); Fernando (7), Souza (7), Léo Gago (5,5) e Marco Antônio (5,5) (Bertoglio, 16 do 2º - 6,5); Kleber (5,5) e Marcelo Moreno (7) (André Lima, 26 do 2º- 6). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (7,5)


Comentários

Chico disse…
A Máquina Tricolor goleou dois bons times do Gauchão.

Kléber joga muito. Fico feliz em saber como estava enganado em relação à sua contratação.

Quando o Tricolor vai trazer um zagueiro de verdade?