Noia, o melhor até agora

Nos últimos anos, o Novo Hamburgo sempre se notabilizou por ser um favorito que nem sempre confirma dentro de campo. Apesar do bom Gauchão em 2010, quando decidiu um turno com o Grêmio, no ano passado não conseguiu sequer se classificar às fases decisivas de qualquer um dos turnos. Agora, sem tanto alarde, fez a melhor campanha da primeira fase da Taça Piratini. O 3 a 1 sobre o Lajeadense, em pleno Alviazul, é um excepcional resultado. As equipes voltam a se enfrentar nas quartas de final, agora no Vale dos Sinos, e com favoritismo do Noia.

A segunda melhor campanha da primeira fase foi do Caxias, os mesmos 17 pontos do Novo Hamburgo. O time grená fez 3 a 1 no já quase rebaixado Canoas e agora receberá o São José no Centenário. Também leva o favoritismo, a exemplo do Noia. É bom lembrar que em boa parte da tarde de hoje, um Ca-Ju estava sendo desenhado. Não ocorreu, ao contrário do Gre-Nal.

No Alfredo Jaconi, o Juventude virou para cima do Cruzeiro e agora receberá o Veranópolis, jogo equilibrado. Apesar de jogar em casa, o Ju não teve melhor campanha que o VEC. Fruto da disparidade de forças das chaves - a do Grêmio somou 102 pontos (somando aí os seis perdidos pelo Cruzeiro no tapetão), contra 78 da do Inter.

Ah, o Inter também jogou: 3 a 1 no Pelotas. Amistoso de luxo. Nem preparatório para o Gre-Nal pode ter sido, pois foi com reservas.

Paulista: o Corinthians venceu o São Caetano por 1 a 0 e reassumiu a liderança. Tem 20, ao lado do Palmeiras, contra 19 do Guarani e 17 do São Paulo. O Santos (5º, 15) fez 3 a 1 no Mirassol.

Carioca: no exato momento da publicação deste texto, a rodada ainda não acabou. Mas teremos dois clássicos na semifinal da Taça Guanabara: Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense. Favoritismo vascaíno (7 vitórias em 7 jogos) e equilíbrio no outro jogo.

Paranaense: a antepenúltima rodada do primeiro turno termina amanhã, mas este sábado já teve jogo importantíssimo para os rumos do campeonato. O Atlético/PR (1º, 22), que poderia folgar boa distância, levou 2 a 1 do Arapongas. O Cianorte (2º, 20), se vencer o Corinthians/PR (5º, 10) fora amanhã, assume a ponta. O Coritiba (3º, 18), se derrotar o Operário (10º, 7), já pode ultrapassar o Furacão no Atle-Tiba da quarta de cinzas.

Espanhol: Real Madrid fez 4 a 0 no Racing Santander e abriu 13 pontos de vantagem sobre o Barcelona, que recebe amanhã o Valencia.

Alemão: Borussia Dortmund abre 4 pontos de distância para o Bayern München. Venceu por 1 a 0 o Hertha Berlin e foi a 49, contra 45 do Bayern, que empatou sem gols com o lanterna Freiburg. O vice-líder é o Borussia Mönchengladbach, que tem 46.

Comentários

Zezinho disse…
Na pré-temporada, o Itamar Schülle declarou que o Noia brigaria para não cair; e, depois, pensaria em se classificar. Quando o clube encarnou novamente o discurso da humildade, conseguiu a liderança geral, uma grata surpresa - embora nem tanto a quem acompanha o clube. Agora basta ver se o time manterá o ritmo.

Ano passado, já teve a liderança geral da Primeira Fase da Copa FGF. E o que gosto no time é sua regularidade: não alterna goleadas estrondosas com empates insossos e derrotas impotentes. Sabe dosar suas armas, fazer o gol na hora certa - geralmente marca na primeira metade do 1º tempo - e se defende muito bem.

Professor, até no Carnaval tu a todo vapor por aqui? Tua mulher não bronqueia? Melhor esposa