Carnaval anos 80

Oito anos depois do título do Once Caldas, o futebol colombiano volta a apresentar um candidato ao título da Libertadores. O Nacional de Medellín, campeão de 1989 e vice de 1995, volta ao cenário sul-americano com toda a força.

Já na estreia, a equipe mostrou força ao fazer 2 a 0 na Universidad de Chile, campeã da última Copa Sul-Americana, bicampeã chilena e considerada a melhor equipe da história do clube - embora tenha perdido nomes importantes do time que terminou 2011. Mas se havia este porém, ele terminou agora há pouco: o Nacional acaba de aplicar um histórico 4 a 0 sobre o Peñarol em pleno Estádio Centenário. Peñarol que é o atual vice-campeão da América. Foi a maior goleada sofrida em casa pelos carboneros em sua gloriosa história na Copa Libertadores. Córdoba e Pabón fizeram dois gols, cada.

O Peñarol, por sua vez, começa pessimamente a busca pelo hexa da Libertadores. Depois de passar fácil pelo Caracas na fase preliminar e deixar a impressão de que repetiria o sucesso do ano passado, perdeu a segunda seguida na fase de grupos. Levou 1 a 0 do Godoy Cruz em Mendoza, resultado até normal, mas leva esta acachapante goleada em casa, diante de 40 mil torcedores. O Nacional lidera fácil o Grupo da Morte desta Libertadores.

Se o Nacional de Medellín surge com força na América do Sul, outro time de sucesso no fim dos anos 80 fez bonito na Europa: o Napoli, que enfiou 3 a 1 goela abaixo do milionário Chelsea. Claro, trata-se do pior Chelsea dos últimos 10 anos: a defesa inexiste, o meio padeceu com a falta de marcação e o ataque é dependente de um cada vez mais cansado Drogba. Mas isso não invalida a brilhante jornada napolitana.

Cavani e Lavezzi foram destaques na vitória do Napoli
O time do sul da Itália saiu perdendo, em falha de Paolo Cannavaro, mas virou o jogo ainda no primeiro tempo. Primeiro com Lavezzi, o melhor em campo: recebeu de Cavani e chutou com perfeição no cantinho de Cech. Depois, foi o próprio Cavani, gol de centroavante, empurrando bola, zagueiro e goleiro para dentro do gol. No segundo tempo, com uma atuação impressionante, veio o terceiro, novamente com Lavezzi. Poderia ter vindo o quarto, o quinto, o sexto. Não seria exagero. Mas o confronto está bem encaminhado para um definição, mesmo com o jogo de Londres por ocorrer.

Na gélida Moscou, o Real Madrid deixou a vitória escapar no último minuto. Mesmo assim, o 1 a 1 com o CSKA será suficiente para classificar os merengues no Bernabéu, na volta.


Comentários