Nas mãos da capital

Dificilmente o Campeonato Gaúcho de 2012 terá um campeão diferente do que o normal: Grêmio ou Internacional. Ao contrário de alguns anos atrás, quando clubes do interior chegavam com força, disputavam a final e até chegavam a ganhar o título, a Dupla Gre-Nal é a favorita absoluta para levar o caneco e, mais que isso, fazer a própria final do estadual pela terceira vez seguida.

Como sempre acontece com quem está fora da Libertadores, o Grêmio entra mais focado na disputa pelo título, e por isso é o principal candidato ao título. Só estreia na Copa do Brasil em março, enquanto o Inter já terá jogos decisivos de Libertadores no fim de janeiro. E o Tricolor reforçou-se bastante para recuperar a hegemonia no Estado: contratou reforços de peso, entre eles Kleber e Marcelo Moreno, e ainda busca nomes como Carlos Eduardo e Giuliano. No último ano de vida do Olímpico, quer dar a seu velho estádio uma última alegria.

O Inter é um time mais consolidado, pois manteve a base de 2011 e a reforçou com Dagoberto, ex-São Paulo. Porém, não atuará tão focado como o rival. Durante a Taça Piratini, terá que escalar reservas em vários jogos, por conta da Libertadores. Já em meio Taça Farroupilha, a partir de março, o calendário até é mais folgado, mas se o clube continuar no torneio continental provavelmente o priorizará. As decisões em mata-mata do segundo turno do Gauchão coincidirão com momentos decisivos na Libertadores.

No interior, pouca coisa é capaz de assustar. O organizado Novo Hamburgo e o Lajeadense, de casa nova, devem vir com força. A Dupla Ca-Ju, como sempre, representa um obstáculo considerável. De resto, muitos candidatos a zebra, mas ninguém que pareça capaz de impedir a festa em azul ou em vermelho na metade de maio.

CAMPEONATO GAÚCHO 2012
Clubes: 16
Favoritos: Grêmio e Internacional
Podem surpreender: Juventude, Novo Hamburgo, São José, Caxias e Lajeadense
Figurantes: Cruzeiro, Santa Cruz, Cerâmica, Avenida, Veranópolis, Canoas, Pelotas, São Luiz e Ypiranga
Fórmula: 16 clubes estão divididos em dois grupos de 8 equipes. No primeiro turno, denominado Taça Piratini, os clubes jogam contra os adversários da chave contrária. Os quatro primeiros de cada grupo classificam-se para o mata-mata, que definirá o campeão, sempre em jogos únicos. No segundo turno, denominado Taça Farroupilha, a fórmula de disputa é a mesma, com a diferença que as equipes enfrentam os adversários de seu próprio grupo. Os campeões dos turnos disputam a final. Se algum clube vencer ambos os turnos, será declarado campeão gaúcho de forma antecipada.

Maiores campeões
Internacional - 40 títulos
Grêmio - 36 títulos
Guarany de Bagé - 2 títulos

Últimos 10 campeões
2002 - Internacional
2003 - Internacional
2004 - Internacional
2005 - Internacional
2006 - Grêmio
2007 - Grêmio
2008 - Internacional
2009 - Internacional
2010 - Grêmio
2011 - Internacional

Aposta do Carta na Manga para 2012: Grêmio

Comentários