2012, um ano que promete ser longo na Gávea

Há um ano, em 12 de janeiro de 2011, Patrícia Amorim anunciava triunfante a contratação de Ronaldinho pelo Flamengo. Ela havia dado a volta em Paulo Odone, tirando o craque do Grêmio quando tudo parecia certo em seu retorno ao Olímpico. O Rubro Negro, que já tinha Thiago Neves, prometia um timaço. Um ano se passou, os resultados foram bons, mas menores do que se esperava. E veio o ano novo.

E, então, o Flamengo fez tudo errado. Se o salário de Ronaldinho é bancado pela Traffic, não interessa: o clube devia ter dado um jeito de pagá-lo, e depois cobrado da parceira. O que não dá é ficar pendurado por conta disso. Jogador com salário atrasado é o primeiro passo para os fracassos. Não entro no mérito se o que recebe Ronaldinho é justo ou não: se assinou o acordo, tens que cumpri-lo. Se a parceira não quer pôr mais dinheiro nele, o erro foi lá atrás, na escolha da Traffic como investidora. Ronaldinho não tem culpa neste caso.

Se a situação de Ronaldinho já é uma dor de cabeça e tanto, a de Thiago Neves é um pesadelo. Depois de semanas de disputa do jogador, o Flamengo perdeu seu melhor jogador em 2011 justamente para o rival Fluminense. Patrícia, que deu a volta de 2011, levou a volta de 2012. O mundo da bola gira. E Vagner Love, que tinha tudo para chegar na Gávea, já começa a desistir do sonho de retornar ao Rio de Janeiro.

Pior que isso tudo é que o Flamengo não contratou absolutamente ninguém que possa se dizer titular para a temporada 2012. Atualmente, é o time 2011 enfraquecido com a perda de Thiago Neves e, talvez, Ronaldinho. Se com eles o time já não conseguiu títulos de expressão, como será sem eles?

2012 promete ser um ano longo para a maior torcida do Brasil. Para a Libertadores, que começa para o Flamengo semana que vem (o time já está em Potosí para se adaptar aos 4 mil metros de altitude), o time de Vanderlei Luxemburgo entra como o brasileiro com menos possibilidades de ir longe.

Em tempo:
- Thiago Neves é o cara de pau do ano. Negou o tempo todo que estivesse negociando com o Fluminense, reiterava que só pensava em atuar pelo Flamengo, para depois se acertar com o Tricolor e dizer que está muito feliz em retornar. Que ficasse quieto, então. Fazer jogo duplo é no mínimo um desrespeito com ambas as torcidas. E não é a primeira que ele se comporta assim, fazendo todo mundo de trouxa.

- Com Thiago Neves, o Fluminense, que já era forte candidato ao título da Libertadores, fica ainda mais poderoso.

Comentários

Anônimo disse…
Vicente, não sou leviano de dizer "eu já sabia", mas bem que senti, exatamente um ano atrás, que o Grêmio se livrou de um problema. Podia até ter dado certo, mas aquele circo armado pelo A$$i$ não merecia terminar bem. E o Grêmio foi visto pela mídia do centro do país como o bobo da história.

Outra coisa: será que o Thiago Neves será bem-vindo no grupo do Fluminense, após sua saída conturbada e sua passagem pelo Flamengo? Lembrando que, sempre que carioca exagera no oba-oba (ou seja, quase sempre...), as coisas não saem como o esperado.
Vicente Fonseca disse…
Eu acho que justamente porque a cariocada faz um oba-oba que o Thiago Neves será bem recebido no Fluminense. Ao menos pela torcida eu tenho quase certeza. Pelos jogadores é outra história.