Às 17h, a loucura

Chega ao fim mais um Campeonato Brasileiro. Este 4 de dezembro de 2011 entrará para a história como o final de torneio mais eletrizante de todos os tempos. São 14 times com objetivos a serem buscados na última rodada, outros cinco querendo melar a festa do rival e um único desinteressado. Em 10 partidas, oito clássicos da mais intensa e tórrida rivalidade. Um dia de estádios lotados Brasil afora. Um fim de tarde onde cada gol mudará a história do trabalho de um ano inteiro.

Na disputa pelo título, tudo leva a crer que o Corinthians conquistará seu quinto troféu nacional. O Palmeiras não tem mais o que fazer a não ser impedir que o rival o ultrapasse em Brasileiros conquistados justamente em cima dele próprio. O alviverde venceu o São Paulo semana passada, mas o time de Tite é muito mais estável e sólido que o de Leão. Além disso, a taça só não vai ao Parque São Jorge se, além de uma derrota corintiana, o Vasco vencer o Flamengo, que ainda briga por Libertadores. Não é impossível, até porque são dois resultados aceitáveis, ainda mais em clássicos. Mas, simplesmente, não é provável.

Pela Libertadores há mais candidatos, possibilidades e imprevisibilidade. O Flamengo está bem encaminhado, dificilmente ficará de fora. Isso só ocorrerá se o Coritiba e o Inter vencerem, e ele perder para o Vasco. Coritiba e Inter, aliás, é a grande briga. O Coxa, ganhando do desesperado rival na Arena da Baixada, se classifica. Aí, só derrota flamenguista classifica o Colorado, e desde que ele fure a retranca do Grêmio de Celso Roth. E, se ambos vacilarem, tem o Figueirense com os mesmos 57 pontos, ali pertinho. São Paulo (56) e Botafogo (55) tentarão diante de Santos e Fluminense, mas aí já é milagre. Não impossível, porém.

Atlético Mineiro (45), Atlético Goianiense (45) e Bahia (43), livres do risco de rebaixamento, disputam duas vagas à Sul-Americana. Mas é mais embaixo que o desespero toma conta. O Cruzeiro, vencendo o Galo, escapa. Não esperem um Atlético molenga, no entanto: a torcida alvinegra de Belo Horizonte tem a chance de vingar anos de humilhação imposta pelos cruzeirenses, jogando-os na lama da Segunda Divisão. Isso acontece se o Galo vencer e um entre Ceará (visita o Bahia) e Atlético Paranaense (recebe o Coritiba) ganharem. O Furacão, aliás, só se salva vencendo, com Cruzeiro vencendo e Ceará no máximo empatando. Está com um pé na cova.

Das 17h às 19h de hoje, o Brasil vai parar. E tu, já escolheu qual dos 10 jogos vai assistir?

Chatice
O Levante está no G-4 do Campeonato Espanhol. Levou 5 a 0 do Barcelona mesmo assim. O contraste com o equilíbrio do Brasileirão é gritante.

Crise
A Internazionale, depois de anos de absoluta hegemonia na Itália, vive crise sem precedentes. Mesmo com Júlio César pegando pênalti, levou 1 a 0 da vice-líder Udinese em casa. Está na 15ª posição, sob ameaça de rebaixamento.

Comentários

Lourenço disse…
Pior foi que a Inter errou um pênalti bisonhamente aos 45 do segundo tempo.

Sobre o Barcelona e Levante, tens toda a razão. Eu também odeio o Campeonato Espanhol. Mas o Corinthians também meteu 5 no São Paulo.
Vicente Fonseca disse…
Lembrei desse Corinthians x São Paulo, Lourenço. Mas foi exceção. O lanterna do Espanhol não faria 2 a 1 no Real Madrid, como o América Mineiro fez no Timão.
Chico disse…
Superclássico Grenal!
Marcelo disse…
Para a torcida do Galo só uma coisa a declarar: Ushuaia não é tão longe assim...
Vicente Fonseca disse…
Maior fiasco da história do Atlético. Sério mesmo.
Lourenço disse…
Eu avisei no Carta sobre o Cruzeiro e Atlético.