19 mobilizações

Mais uma vez, o Campeonato Brasileiro será decidido na última rodada. Desde 2008 o campeão não consegue dar a volta olímpica de forma antecipada. Em 2011, não apenas a disputa entre Corinthians e Vasco se decidirá domingo que vem: as duas vagas que restam à Libertadores, as duas para a Sul-Americana e as duas para a Série B também só terão definição daqui a uma semana. Todas as 10 partidas têm importância, e nenhuma poderá ser realizada em horário alternativo. Dos 20 times, só 6 não disputam mais nada - mas cinco deles jogam clássicos contra rivais que precisam do resultado. Ou seja: 19 equipes entrarão com tudo. Só o América/MG entra de completo sangue doce.

A disputa pelo título foi um eletrocardiograma. O Corinthians foi pressionado pelo Figueirense durante todo o primeiro tempo. Não virou o intervalo perdendo por detalhe. Assim tem sido sua campanha: um time matreiro, que se defende bem e é mortal quando tem a chance. O time de Tite não dá espetáculo, tampouco joga bem, mas é eficiente. Alex, em jogada individual, deixou Liédson livre para fazer o gol da vitória, que era o gol do título, já que o Vasco empatava com o Flu.

O jogo do Engenhão, ao contrário do de Floripa, tinha o postulante ao título jogando melhor e criando chances. Um jogaço, ainda mais que o Fluminense mantinha remotas chances de brigar pelo bicampeonato. O gol de Liédson obrigava o Vasco a fazer o seu para chegar vivo domingo que vem. Alecsandro, aos 31 do 2º, botou água no chopp corintiano, que via sua torcida comemorar já o título no Orlando Scarpelli. O empate de Fred, aos 38, sete minutos do fim, dava de novo o título ao Timão. Loucura da Fiel, não fosse Bernardo, aos 45, adiar a confirmação do campeão para o próximo final de semana.

Corinthians ou Vasco? Metódico, o Timão segue favorito. Precisa empatar com o Palmeiras para não depender do resultado do clássico carioca. Mas o Vasco, mais uma vez, provou que o time do ano no Brasil. Obstinado, raçudo, sanguíneo, evitou sua "morte" no último instante. Não é de se duvidar que conseguirá - mesmo que o Corinthians só precise de um empate e seu rival, Flamengo, ainda precise de pontos.

Libertadores: um prêmio a quem vence
Dos seis times que disputam vaga na Libertadores, só dois venceram: Flamengo e Coritiba. Não à toa, são os dois que estariam se classificando hoje. O rubro-negro passou apuros com o Inter, foi dominado em boa parte do jogo, mas o vacilo de Rodrigo Moledo diante de Ronaldinho, por pior que seja sua fase, é sempre fatal. O Fla pode empatar com o Vasco que garante vaga. O Inter precisa vencer o Grêmio e secar Coritiba ou Flamengo.

De resto, só vacilos. O Botafogo foi uma piada: levou 4 a 0 do Atlético Mineiro, agora livre da queda, e ainda mantém chances, por incrível que pareça. O São Paulo perdeu para o Palmeiras e também deixou escapar a possibilidade de encaminhar a vaga. Serve de alerta ao Corinthians para o clássico do domingo que vem. Diante de tantas vaciladas, o Coritiba saiu lá de atrás e assumiu lugar no G-5: aos 40 do segundo tempo, venceu o lanterna Avaí por 1 a 0 no Couto Pereira e chega ao 5º lugar. Enfrenta o desesperado Atlético Paranaense na Arena. Mais um jogaço.

Ninguém cai
O Cruzeiro chegou a estar na zona de rebaixamento no primeiro tempo e matematicamente livre da queda no segundo. No fim das contas, entregou o empate para o Ceará (2 a 2) e entra na rodada derradeira ameaçada. O rival Galo já está livre, mas entrará babando para rebaixar o rival e garantir vaga na Sul-Americana. Com 40 pontos, o time de Mancini precisa vencer para não cair. Empatando, só cai se o Ceará vencer o Bahia em Salvador. Já o Atlético Paranaense só se salva vencendo o Atle-Tiba e torcendo por derrota do Cruzeiro e, no máximo, empate do Ceará.

A despedida
O empate em 2 a 2 com o Atlético Goianiense só faz do Grêmio notícia por um motivo: a garantia de vaga na Copa Sul-Americana. O outro destaque é uma tendência: Celso Roth não continua em 2012. Além do péssimo final de ano, já apresenta desgaste fortíssimo com a torcida. Após a partida, jogou a culpa dos atletas pelo empate cedido, quando ele próprio trouxe o time para trás com uma substituição defensivista. Fim de ciclo.


Comentários

Marcelo disse…
Caio Júnior vem aí?
vine disse…
Deveria vir ele...
Impressionante: a Globo mostrou em apenas METADE do monitor o jogo MAIS DISPUTADO do campeonato enquanto na outra metade mostrava os jogadores do Corinthians simplesmente caminhando, se abraçando, enfim, TORCENDO pelo final do clássico carioca. Graças à isso, só foi possível ver o gol do Bernardo quando a bola estava SAINDO de dentro da goleira. Sinceramente, pior do que amadorismo é a tentativa DESCARADA de transformar o Campeonato Brasileiro num espanhol: com apenas dois postulantes ao título e outros 18 clubes desprezíveis.
Dá-lhe Record!!!

E coitado do Tite. Nunca fui de secar gaúchos no futebol, independente do cargo, mas ele tá sofrendo comigo esse ano...
Igor Natusch disse…
Fiquei sinceramente revoltado com essa da tela dividida também.
Sandrinho disse…
o Corinthians mais uma vez fez valer o peso de seus jogadores de frente, após mais um jogo horroroso a equipe do Parque São Jorge achou um gol com Liédson, se este será o campeão brasileiro mostra que ainda temos muito a evoluir no sistema de pontos corridos
luís felipe disse…
eu adorei a tela dividida.

"OS TORCEDORES COMEMORAM, VIBRAM, ACENDEM FOGOS, OS JOGADORES ESTÃO NO GRAMADO, SE ABRAÇAM, CANTAM, COMEÇAM A SURGIR AS FAIXAS DE CAMPEÃO E gol do Vasco? Gol do Vasco!"
Vicente Fonseca disse…
Eu também achei sensacional ver a reação corintiana com o gol do Vasco. Globo preparada para mostrar a festa do título e, no fim das contas, só aparece um chopp bem aguado...
luís felipe disse…
e a narração do Cléber Machado tornou tudo mais sensacional.

se eu tivesse mais tempo livre faria uma MONTAGEM de ÁUDIO com ele narrando o fim do jogo de ontem misturado com o 'HOJE NÃO RUBINHO! HOJE NÃO, HOJE NÃO...hoje siiim...'
vine disse…
ehauheauehuaehhaehueah
Confesso que não tinha me dado conta disso. Fiquei tão surpreso com o gol que não parei pra perceber a reação de jogadores e torcida do Corinthians.

Não entendi bem o que o Sandrinho disse. É sobre como o líder, apesar de jogar muito mal, ainda consegue vencer? Se for por isso concordo, mas foi essa irregularidade que fez desse campeonato um dos melhores.
Vicente Fonseca disse…
Eu acho que há muitos times bons no campeonato. Por isso a pontuação do campeão não é tão alta.

Em 2009, por exemplo, o time que tinha a maior individualidade (Flamengo, com Adriano) ganhou. Em 2005 (Corinthians/Tevez), 2004 (Santos/Robinho) e 2003 (Cruzeiro/Alex), também. Em 2011, a maior individualidade, mesmo que não esteja em seu auge, é o Ronaldinho, duas vezes melhor do mundo. O Flamengo nem na Libertadores está garantido ainda.
Lourenço disse…
A maior individualidade é Neymar. Acho que o Santos poderia ser campeão, mas disputou os últimos 2 brasileiros com já um caneco garantido no primeiro semestre.
Vicente Fonseca disse…
Fato. Mas convenhamos: trazer um craque em decadência do exterior tem dado certo e trazido títulos. Neste caso, o Flamengo saiu da disputa pela taça cedo...
Igor Natusch disse…
Eu teria colocado o quadro da torcida corintiana bem no canto, com o jogo do Vasco ocupando a tela. Se bem que, sendo a Globo, a opção inversa seria escolha mais provável...